Sócrates quer debate na cimeira sobre crise hipotecária - TVI

Sócrates quer debate na cimeira sobre crise hipotecária

Sócrates

O primeiro-ministro, José Sócrates, propôs aos líderes europeus que, durante a Cimeira de Lisboa, façam um debate informal sobre os mercados financeiros

Relacionados
O debate deverá ainda, de acordo com a agência «Lusa», tentar dar uma resposta política às perturbações no mercado hipotecário de alto risco.

A proposta do presidente em exercício da UE para a realização de um debate informal sobre a crise no mercado hipotecário de alto risco consta de uma carta enviada aos líderes europeus, no qual também pede um debate sobre as alterações climáticas.

Na mesma missiva, Sócrates salienta que, além do objectivo principal da cimeira-que passa pela concretização de um acordo em torno do Tratado Reformador da UE-, pretende também discutir na cimeira informal o tema da Estratégia de Lisboa.

Nesse sentido, Sócrates refere que solicitou ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que fizesse no encontro «uma apresentação» com base no documento «o interesse europeu: ter êxito na era da globalização».

Na perspectiva do presidente em exercício da UE, no contexto do tema sobre a Estratégia de Lisboa, há dois temas específicos que propõe para um debate informal: os mercados financeiros e a resposta política às perturbações no mercado hipotecário de alto risco; e as alterações climáticas, tendo em vista a reunião ministerial de Bali em Dezembro próximo.

«Estou bem ciente de que a agenda (da cimeira) é ambiciosa e o tempo escasso, sobretudo porque darei prioridade à obtenção de um acordo sobre o futuro tratado. Mas este é um debate necessário e desejo abordar estas matérias com contributos concisos», justifica o primeiro-ministro português.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE