Portimão: mergulhadores limpam fundo do mar - TVI

Portimão: mergulhadores limpam fundo do mar

Mergulho

Estima-se que sejam atirados ao mar anualmente três vezes mais lixo do que o total de peixe pescado

Um grupo de mergulhadores promove sábado em Portimão uma acção de recolha subaquática de resíduos, que poderão ser no imediato depositados num ecoponto, para serem depois encaminhados para reciclagem. A acção, no âmbito do «ProjectMar», decorre nas águas da «Parede da Prainha», em Alvor, concelho de Portimão, local onde estará instalado um ecoponto para albergar o material recolhido.

Os resíduos retirados do fundo do mar serão triados pela Algar, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos no Algarve, que disponibiliza o ecoponto instalado no local do mergulho.

O encaminhamento para unidades de reciclagem cabe depois à Sociedade Ponto Verde (SPV), que se associa à iniciativa enquanto entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

Os mergulhos vão decorrer durante a manhã e quem tiver curso de mergulho é convidado pela organização a juntar-se à equipa que vai recolher resíduos como metal, vidro ou madeira.

É a primeira acção de limpeza subaquática do «ProjectMar», realizada por uma equipa da empresa de mergulho Divetek, que se associa à Sociedade Ponto Verde (SPV) e também à Algar.

De acordo com dados da Cetus, Associação Portuguesa de Conservação dos Cetáceos, e da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), estima-se que sejam atirados ao mar anualmente três vezes mais lixo do que o total de peixe pescado.

Estudos demonstram que 68 por cento do lixo encontrado no mar são produtos de plástico (sacos e outros), sendo 32 por cento de outros materiais, nomeadamente vidro e madeira.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE