Mau tempo está de volta: terça-feira marcada por aguaceiros e vento forte - TVI

Mau tempo está de volta: terça-feira marcada por aguaceiros e vento forte

  • Agência Lusa
  • BMA
  • 4 jan 2022, 08:48
Chuva

Distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo

Esta terça-feira pode contar com aguaceiros e vento de norte a sul do País. Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para estes quatro distritos de Portugal continental estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, e vento com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) até às 09:00 desta terça-feira.

Também o distrito de Coimbra está sob aviso amarelo até às 09:00 de terça-feira por causa do vento forte.

O IPMA emitiu igualmente um aviso amarelo para os distritos de Castelo Branco e Guarda devido à queda de neve, com acumulação entre três e 10 centímetros acima de 1.800 metros de altitude até às 21:00 desta terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

O IPMA prevê para esta terça-feira nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até meio da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros, e que podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.

É também aguardada queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros de altitude a partir do meio da manhã, descendo gradualmente a cota para os 1.000/1.100 metros de altitude no extremo norte.

A previsão aponta para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 75 km/h até meio da manhã, sendo moderado a forte nas terras altas com rajadas até 90 km/h.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro temporário em alguns locais e descida de temperatura, mais significativa da máxima.

Para a região sul, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva fraca até meio da tarde, sendo pouco prováveis no sotavento algarvio e descida da temperatura máxima.

O Instituto prevê vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para noroeste a partir da manhã, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 10 (em Faro, Setúbal e Aveiro) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Continue a ler esta notícia