Greve geral: Metro de Lisboa «já não circula hoje» - TVI

Greve geral: Metro de Lisboa «já não circula hoje»

Metro de Lisboa

Circulação do metro só será retomada quinta-feira de manhã

O Metro de Lisboa «já não circula hoje». A informação foi dada à Lusa pelo porta-voz da empresa, em dia de greve geral.

«Uma vez que o último turno de hoje ainda entra ao trabalho em dia de greve, a circulação não será retomada até amanhã de manhã», explicou a porta-voz.

O nível de adesão à greve situou-se nos 65 por cento, afectando sectores da empresa que impossibilitaram a circulação e obrigaram à paralisação durante todo o dia.

Já o Metro do Porto, ao contrário do que aconteceu em Lisboa, «mesmo limitado e condicionado», recuperou o nível de serviço ao final do dia, como disse à Lusa fonte oficial da empresa.

Registou-se «uma adesão de 90 por cento dos agentes de condução e de dez por cento entre o restante pessoal», adiantou a mesma fonte.

O Metro do Porto «preparou-se para esse nível de adesão», encerrando quatro linhas suburbanas e mantendo a Linha Amarela e um troço entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão.

O serviço foi, por isso, mantido no centro do Porto, no centro de Gaia e em Matosinhos, com uma frequência de uma passagem em cada 20 minutos em cada sentido, num horário reduzido em relação ao normal. O metropolitano funciona hoje entre as 07h00 e as 22h00, quando o horário normal é das 06h00 à 01h30.

A CGTP e a UGT realizam esta quarta-feira uma greve geral conjunta contra as medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo em Setembro, que têm como objectivo consolidar as contas públicas, entre as quais os cortes de salários nos trabalhadores do Estado, o congelamento das pensões em 2011 e o aumento em dois pontos percentuais do IVA.

Esta é a segunda greve geral marcada pelas duas centrais. A primeira realizou-se há 22 anos contra o pacote laboral.
Continue a ler esta notícia