Metro de Lisboa investe 1.430 milhões na expansão da rede (Actualização) - TVI

Metro de Lisboa investe 1.430 milhões na expansão da rede (Actualização)

metropolitano

O Metropolitano de Lisboa anunciou os planos de expansão da sua rede até ao ano 2010, num investimento global, entre as obras em curso e os projectos, de cerca de 1.430 milhões de euros.

(Actualiza com mais detalhes)

O Metropolitano de Lisboa anunciou esta sexta-feira, por ocasião das comemorações do seu 45º aniversário, os planos de expansão da sua rede até ao ano 2010, num investimento global, entre as obras em curso e os projectos, de cerca de 1.430 milhões

de euros.

Segundo o presidente da empresa, Mineiro Alves, contando já com a inauguração de uma nova linha que passará pelos bairros históricos da cidade de Lisboa, daqui a cerca de 5 anos, a rede passará para 59,7 quilómetros (Kms), o que compara com os actuais 35,6 Kms, e a ter 80 estações, face às 48 que existem, actualmente.

Para fazer face a tão avultado investimento, Mineiro Alves lembrou que é necessário começar a pensar em novos modelos de financiamento, em ser-se imaginativo para prosseguir com os planos de crescimento, nomeadamente através das parceiras público privadas.

Assim, neste plano de investimento contam-se duas obras já em curso, o troço Baixa/Chiado/Santa Apolónia, no valor de 284 milhões de euros, e que tem como previsão de conclusão o 1º trimestre de 2006. Segundo o presidente do Metro, «todas as actividades que envolviam risco estrutural encontram-se concluídas. Estamos muito optimistas», garante.

A outra obra em curso prende-se com o troço Alameda/São Sebastião, no valor de 152 milhões de euros e cujo prazo final é o 4º trimestre de 2007.

Linha das Colinas é a grande novidade no maior investimento

Já nas obras em projecto contam-se dois troços na Linha Vermelha, São Sebastião/Campolide e Oriente/Aeroporto, de 235 milhões de euros no conjunto, e com data de conclusão para o 1º trimestre de 2008 e o 4º trimestre de 2007, respectivamente.

No entanto, a grande novidade em toda esta expansão foi mesmo o anúncio de uma nova linha, a Linha das Colinas, que contemplará um investimento de 350 milhões de euros. A abertura do concurso deverá ocorrer no 4º trimestre de 2005 e a data de conclusão em 2010. Serão 8,5 Kms e 16 estações, que visam dotar as zonas tradicionais de Lisboa «de condições de mobilidade que permitam, também, a sua renovação e requalificação».

De resto, estão ainda em estudo, o troço Rato/Alcântara, com conclusão para 2008 e um investimento de 140 milhões de euros. O Troço Campolide/Campo de Ourique, para 2010 e a consumir 80 milhões de euros, e o troço aeroporto/Lumiar, num investimento de 135 milhões de euros. A abertura do concurso está prevista para o final de 2005 e a sua conclusão é para o ano de 2009.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE