Covid-19: vacina portuguesa com «elevada segurança e eficácia» - TVI

Covid-19: vacina portuguesa com «elevada segurança e eficácia»

Vacina da Immunethep

Nos ensaios não clínicos com ratinhos transgénicos. Fase dos ensaios clínicos está dependente do apoio das entidades governamentais

Relacionados

A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou que os ensaios não clínicos da sua vacina contra a covid-19, entretanto terminados, demonstraram uma «elevada segurança e eficácia» numa infeção letal por SARS-CoV-2.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa de Cantanhede, distrito de Coimbra, informou que nos ensaios não clínicos foram usados os ratinhos transgénicos k18-hACE2 que, quando infetados com o novo coronavírus, desenvolvem uma doença semelhante ao humanos.

«Através destes ensaios não clínicos e da taxa de sobrevivência de 100 por cento observada, foi possível confirmar a eficácia da vacina em infeções letais por SARS-CoV-2», pode ler-se num documento enviado pelo cofundador e diretor científico da Immunethep, Bruno Santos.

Este responsável frisou ainda que o rápido apoio por parte das entidades governamentais «é essencial para que possamos dar continuidade aos ensaios clínicos da vacina, a tempo de contribuir para a resolução da pandemia da covid-19». Pode ler mais sobre este tema no site da TVI24.

Os ensaios pré-clínicos da vacina SIlba (SARS-CoV-2 Inactivated for Lung B and T cell Activation) estavam a ser realizados há vários meses.

Continue a ler esta notícia

Relacionados