Passos para mudar de fornecedor de electricidade - TVI

Passos para mudar de fornecedor de electricidade

Electricidade

Na próxima terça-feira celebra-se um ano de mercado liberalizado da electricidade (Mibel), mas é capaz de ainda não saber como pode mudar de fornecedor.

Nesse sentido, o regulador do sector, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), diz-lhe os passos a seguir para ter outra escolha face ao mercado regulado, a vulgarmente conhecida tarifa da EDP. Por enquanto, no mercado liberalizado só tem duas escolhas, a EDP 5D ou a oferta da Unión Fenosa, mas é bom que saiba o que implica mudar da tarifa e preparar-se para quando houver outros fornecedores. Para o fazer, siga os seguintes passos.

Conhecer:obter a lista de fornecedores e contactá-los para obter propostas de fornecimento. A lista de fornecedores poderá ser consultada no site da ERSE (www.erse.pt).

Compararas propostas de fornecimento recebidas e a situação actual. O cliente deve assegurar-se de que os valores são comparáveis. Sempre que possível deverá utilizar os consumos históricos para simular os valores a facturar em cada proposta e ter atenção a eventuais serviços adicionais ou condições promocionais de duração limitada no tempo. O regulador disponibiliza, no seu site, simuladores de potência contratada e de comparação de preços, que podem ser úteis para escolher a potência a contratar e para comparar as propostas dos diferentes comercializadores.

Escolher:contactar o fornecedor com a melhor proposta de fornecimento, se for diferente do actual. O cliente deverá analisar todas as condições contratuais de fornecimento. No mercado livre, as condições contratuais são acordadas entre cliente e fornecedor.

Contratar:celebrar contrato com o novo fornecedor e proceder à mudança. O novo fornecedor tratará de todos os procedimentos necessários à mudança. Se necessário, serão agendadas com o cliente visitas ao local de consumo.

Activar:a mudança concretiza-se em data comunicada previamente. O novo fornecedor passará a facturar o consumo de electricidade a partir dessa data e o cliente receberá do fornecedor anterior uma factura até essa mesma data.

Leia os seguintes artigos relacionados:

10 perguntas e respostas para mudar de fornecedor de luz

EDP aproxima-se dos 100 mil clientes no mercado liberalizado

Electricidade sem perspectivas de novos comercializadores

Regulador do sector dá opinião sobre um ano de Mibel
Continue a ler esta notícia