Poupar energia em electrodomésticos - TVI

Poupar energia em electrodomésticos

Lâmpada

Espanha: microprocessador evita gastar energia em «modo de espera»

Relacionados
Um grupo de investigadores espanhóis desenvolveu um microprocessador capaz de detectar se um determinado aparelho eléctrico está em «modo de espera», aplicando então uma ordem para o desligar totalmente até que o premir de um botão o faz voltar à função de «modo de espera». Esta investigação é capaz de reduzir em mais de onze por cento o consumo energético facturável, segundo noticia a agência Reuters. Todos os electrodomésticos em stand by, na União Europeia, e só no espaço de um ano, consomem a mesma energia que Portugal durante 2005.

As quantidades de energia eléctrica consumidas por aparelhos eléctricos em «modo de espera» levam a União Europeia a produzir mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, a um custo de sete mil milhões de euros.

O desenvolvimento deste microprocessador é um passo em frente na contenção dos gastos energéticos e vai proporcionar, por exemplo, que uma factura mensal de 367 euros tenha uma poupança de 44 euros, o custo atribuído ao gasto energético do «modo de espera» em todos os aparelhos electrónicos por mês.

Jorge Juan García Alonso, presidente e co-fundador da empresa «Good for you Good for the Planet», proprietária da patente desta invenção, afirma que «a aplicação desta invenção é gigantesca, estamos apenas à espera de um grande parceiro económico para começar a comercialização». A empresa encontra-se interessada em vender a patente comercial deste microprocessador por trinta milhões de euros, com mais dez cêntimos de cada unidade vendida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE