Ministros preparam reuniões de líderes sobre crise - TVI

Ministros preparam reuniões de líderes sobre crise

Mapa da Europa

Cimeira da Primavera agendada para19 e 20 de Março

Relacionados
A difícil situação económica e financeira vai dominar a reunião segunda-feira em Bruxelas dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que irão preparar uma série de reuniões ao mais alto nível previstas para as próximas semanas.

O encontro faz parte do «esforço permanente de concertação» entre os Estados-membros e irá discutir a agenda de várias reuniões de chefes de Estado e de Governo dos 27, segundo fonte diplomática europeia, citada pela Lusa.

Os líderes europeus reúnem-se «informalmente» em Bruxelas a 1 de Março próximo e a 19 e 20 do mesmo mês terão a habitual reunião «formal» conhecida como a Cimeira da Primavera, dominada por temas económicos.

Em causa actual situação económica

Inicialmente concebida para discutir a Estratégia de Lisboa de modernização da economia europeia, esta última reunião será desta vez dominada pela actual situação económica e financeira.

No centro das preocupações estarão os progressos para assegurar uma maior estabilidade e melhor supervisão e transparência nos mercados financeiros.

A 02 de Abril os chefes de Estado e de Governo das quatro economias europeias mais importantes (Alemanha, França, Reino Unido e Itália) estarão presentes na reunião do G-20 em Londres num encontro também dominado pela crise financeira, nomeadamente como enquadrar os mercados financeiros internacionais e evitar no futuro os problemas que levaram à actual situação.

Os líderes dos 27 irão voltar a reunir-se, provavelmente a 07 de Maio em Bruxelas ou Praga (data e local ainda não estão confirmados), numa cimeira que será centrada nas questões ligadas aos problemas sociais e de emprego ligadas à actual crise.

Os chefes da diplomacia europeia também irão passar em revista a situação no Afeganistão, o processo de paz no Médio Oriente e a parceria com os países terceiros da fronteira Leste dos 27.
Continue a ler esta notícia

Relacionados