Teixeira dos Santos acumula hoje Finanças e Economia - TVI

Teixeira dos Santos acumula hoje Finanças e Economia

Teixeira dos Santos

Três secretários de Estado de Manuel Pinho mantêm-se em funções

Relacionados
Teixeira dos Santos acumula esta segunda-feira a pasta das Finanças e da Economia, a três meses das eleições legislativas. A tomada de posse do novo ministro está marcada para as 10h30, no Palácio de Belém.

O que fez Pinho perder a cabeça...

O actual ministro das Finanças vai substituir Manuel Pinho à frente do ministério da Economia e Inovação, já que este se demitiu na passada quinta-feira, depois de ter deixado em apoteose a Assembleia da República, onde simulou chifres, um gesto considerado insultuoso, que foi dirigido ao líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares.

...e as ameaças a Bernardino Soares

De acordo com a Lusa, esta mudança não abrange os três secretários de Estado de Manuel Pinho, logo os secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, vão manter-se nas mesmas funções, mas desta vez liderados pelo ministro das Finanças.

Reveja aqui as FOTOS e o VÍDEO da polémica

Recorde-se que Teixeira dos Santos tomou posse como ministro do Estado e das Finanças há quatro anos depois da demissão de Luís Campos e Cunha.

Veja o perfil do ministro

Fernando Teixeira dos Santos nasceu no Porto a 13 de Setembro de 1951 e é um adepto «ferrenho» do Futebol Clube do Porto (FCP). Casado e pai de dois filhos, tem como principais «hobbies» a leitura, o cinema e a fotografia.

Berardo oferece emprego a Pinho

É licenciado em economia pela Universidade do Porto (1973) e doutorado pela Universidade norte-americana da Carolina do Sul em 1985. Tem ainda a equivalência ao grau de doutor em economia pela UP, é professor associado desta universidade desde 1991, foi docente convidado da Universidade Católica do Porto entre 1987 e 1995 e colaborador do Instituto Superior de Estudos Fiscais e Financeiros entre 1991 e 1995.

O actual ministro entrou inicialmente para o Governo socialista como independente e entre Outubro de 1995 e Outubro de 1999 foi secretário de Estado das Finanças e Tesouro de Sousa Franco.

O gesto obsceno e a demissão (FOTOS)

Em 2005, para assumir o cargo de ministro das Finanças, deixou a presidência da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de um mandato de cinco anos à frente do regulador do mercado de capitais português.
Continue a ler esta notícia

Relacionados