Governo avalia eventual envio de militares para Líbano - TVI

Governo avalia eventual envio de militares para Líbano

Militares2

O ministro da defesa disse esta sexta-feira que o Governo está a «avaliar» o eventual envio de uma força militar para o Líbano integrada numa missão da ONU, mas escusou dizer quando será tomada uma decisão.

Relacionados
Em declarações aos jornalistas após um «briefing» em Oeiras sobre o apoio do exército no combate aos fogos florestais, Nuno Severiano Teixeira adiantou que o «Governo está a avaliar a situação», nomeadamente na vertente diplomática e militar e o quadro constitucional.

O governante adiantou também que estão a ser ponderados os riscos de uma eventual missão.

Questionado sobre se Portugal tem meios humanos disponíveis para outra missão no estrangeiro, o ministro da Defesa disse que «Portugal não tem problemas de efectivos», adiantando que o emprego das forças nacionais tem de ser vista no seu conjunto.

Insistindo que o Governo está a «avaliar, reflectir e ponderar» uma eventual participação militar no Líbano, Nuno Severiano Teixeira escusou-se a dizer quando será tomada uma decisão.

Questionado sobre se o exército está preparado para uma hipotética missão no Líbano, o chefe de estado-maior do exército, Valença Pinto, adiantou apenas que o «exército está sempre pronto para actuar quando os órgãos de soberania o determinam».

A Força Interna das Nações Unidas no Líbano (FINUL) deve passar dos actuais cerca de 2 mil soldados para os 15 mil, no âmbito do acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e a milícia xiita libanesa do Hezbollah.
Continue a ler esta notícia

Relacionados