Basquetebol: Espanha e Argentina encontram-se na final do Mundial - TVI

Basquetebol: Espanha e Argentina encontram-se na final do Mundial

Argentina nas meias-finais do Mundial

«La Roja» derrotou a Austrália depois de duplo prolongamento, enquanto a Argentina arrasou a França «às costas» de Luis Scola

Relacionados

A Espanha está na final do Mundial de Basquetebol 13 anos depois. A equipa orientada por Sergio Scariolo precisou de dois prolongamentos, mas acabou por bater a Austrália, numa partida dramática, disputada esta sexta-feira, por 95-88. Os ibéricos repetem assim a final de 2006, alcançada no Japão – na altura sagraram-se mesmo campeões do Mundo ao bater a Grécia.
 
Já a Argentina, «carregada» por Luis Scola, derrotou mais facilmente a França rumo ao encontro decisivo do Mundial da China. Os sul-americanos, que já sabiam que iam encontrar os ibéricos da final, caso lá chegassem, venceram por 80-66 e o jogador de 39 anos assinou um duplo-duplo (28 pontos e 13 ressaltos), dando à albiceleste a oportunidade de conquistar o seu primeito título mundial desde a sua 1ª participação na prova no longínquo ano de 1950.
 
Num duelo em que os espanhóis encontraram dificuldades – em contraste com a Argentina que, na teoria, vai mais fresca fisicamente para a final de domingo – e estiveram quase sempre por baixo na marcha do marcador no que ao tempo regular diz respeito, Ricky Rubio foi fundamental na remontada, com um duplo-duplo: 19 pontos, 12 ressaltos e sete assistências – ele que nos «quartos», contra a Polónia, bateu o recorde de maior número de assistências nos Mundiais de Basquetebol da FIBA. Marc Gasol, com 33 pontos, também foi um elemento fulcral para «La Roja».
 
Apesar de se ter visto a vencer por cinco pontos no 1º prolongamento, os espanhóis não conseguiram capitalizar a vantagem e foram obrigados a levar a partida para novo o tempo extra, no qual enfatizaram a superioridade e se descolaram no marcador até ao 95-88 final.

Menos dificuldade tiveram os argentinos que venceram os quatro quartos do encontro das «meias» frente a uma França que pouco ameaçou, em termos de resultado. Os gauleses apenas estiveram na frente por duas vezes e, no máximo por dois pontos... depois do primeiro lançamento da partida. A partir daí os argentinos dominaram e chegaram mesmo a liderar por 16 pontos, aproveitando também um dia desinspirado para os franceses que concretizaram, com sucesso, apenas 55 por cento dos lances livres que dispôs.
 
Espanha e Argentina disputam assim uma final inédita no Mundial de Basquetebol FIBA, num duelo decisivo que é marcado, inevitavelmente, pela ausência dos EUA que não falhavam uma final desde 2006.

Continue a ler esta notícia

Relacionados