Volta aos Emirados cancelada por dois italianos terem coronavírus - TVI

Volta aos Emirados cancelada por dois italianos terem coronavírus

Volta a Portugal 2019 (Nuno Veiga/LUSA)

Prova de ciclismo estava a duas etapas do fim. Adam Yates foi declarado vencedor

Relacionados

Artigo atualizado

A Volta aos Emirados Árabes Unidos (EAU) em bicicleta foi cancelada após «dois participantes italianos terem acusado positivo» ao novo coronavírus Covid-19, informou esta quinta-feira o Conselho dos Desportos de Abu Dhabi, que entretanto esclareceu que se trata de dois funcionários.

«Tomámos esta decisão para assegurar a proteção de todos os participantes na prova. A segurança é uma das nossas principais prioridades», informou aquela entidade dos EAU em comunicado.

A Volta aos Emirados Árabes Unidos foi então cancelada, quando faltavam duas etapas para o final e a vitória foi atribuída ao ciclista britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), que venceu a terceira etapa e liderava na altura da suspensão da prova. Foi seguido na classificação geral pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates) e pelo cazaque Alexey Lutsenko (Astana), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Antes do anúncio do cancelamento as equipas e os membros da organização receberam uma nota que estabelecia a proibição de sair dos hotéis.

O diretor da Volta aos Emirados Árabes Unidos, Mauro Vegni, deslocou-se ao hotel dos ciclistas para se reunir com diretores desportivos e avaliar a situação, tendo saído dessa reunião a decisão de cancelar a segunda edição da prova, a única do WorldTour disputada no Médio Oriente.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan. Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.

Continue a ler esta notícia

Relacionados