Covid-19: dois judocas da seleção portuguesa com testes positivos - TVI

Covid-19: dois judocas da seleção portuguesa com testes positivos

Genérica Judo (Reuters)

Atletas foram para casa, mas estágio em Coimbra vai prosseguir até sábado

Relacionados

Dois atletas da seleção portuguesa de judo, que prepara o primeiro estágio alargado, em Coimbra, tiveram resultados positivos em testes à covid-19, revelou esta quarta-feira o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) à agência Lusa.

«Não foi nenhuma das judocas que esteve no estágio em Idanha-a-Nova», revelou Jorge Fernandes, sem querer adiantar os nomes dos dois judocas que testaram positivo, referindo apenas que se trata de uma atleta feminina e um masculino, de seniores.

No estágio em Idanha-a-Nova estiveram oito judocas da equipa olímpica, nomeadamente, Telma Monteiro, Maria Siderot, Catarina Costa, Joana Ramos, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Yahima Ramirez e Rochele Nunes, treinados por Ana Hormigo.

Em Coimbra, a federação preparava-se para reunir uma equipa alargada, num estágio programado até sábado, e os testes que todos efetuaram à covid-19 acabaram por indicar dois casos, embora o presidente da FPJ garanta que a programação se mantém.

«Os dois atletas vão para casa. Estão a ser acompanhados pelo delegado de saúde de Coimbra e tudo está a ser tratado. Também na identificação de quem esteve em contacto com eles», acrescentou o presidente da FPJ.

Jorge Fernandes assegura que o estágio irá continuar, já esta quarta-feira com um treino da parte da tarde, no Estádio Cidade de Coimbra, mas que, além dos dois judocas positivos e assintomáticos, saem do grupo «aqueles que tiveram contacto mais próximo e que estarão sob vigilância».

Depois de uma primeira concentração com as judocas de elite da equipa feminina, o estágio em Coimbra, já com vários treinadores dos escalões da federação, tem o objetivo de reunir um número alargado de atletas, não só do projeto olímpico Tóquio2020, mas também de Paris2024.

As competições de judo foram suspensas em março, devido à pandemia da covid-19, num momento em que a seleção portuguesa tinha oito judocas em lugar de apuramento para Tóquio2020, seis femininos e dois masculinos.

Telma Monteiro, Joana Ramos, Catarina Costa, Rochele Nunes, Bárbara Timo e Patrícia Sampaio no setor feminino, enquanto nos masculinos Jorge Fonseca, campeão mundial em título nos -100 kg, e Anri Egutidze eram os atletas virtualmente apurados.

Egutidze não se apresentou em Coimbra, uma vez que o judoca do Benfica está a recuperar de uma cirurgia ao ombro.

O recomeço das provas de judo deverá acontecer em setembro, mês para o qual está calendarizado o Grande Prémio de Zagreb (18 e 20) e o Campeonato Nacional (26 e 27), enquanto os Europeus de Praga, que deveriam ter-se disputado em maio, foram adiados para o período entre 8 e 10 de novembro.

Continue a ler esta notícia

Relacionados