Campeões mundiais de hóquei condecorados pelo Presidente da República - TVI

Campeões mundiais de hóquei condecorados pelo Presidente da República

Chefe de Estado destacou exemplo que representa a conquista de Barcelona

Os campeões do mundo de hóquei em patins foram recebidos nesta terça-feira à tarde no Palácio de Belém pelo Presidente da República, que condecorou os jogadores e o corpo técnico com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito pela conquista alcançada no domingo em Barcelona.

Marcelo Rebelo de Sousa, que também recebeu alguns adereços, deixou um agradecimento à equipa nacional num discurso no qual sublinhou a importância da «crença», fator indispensável também a outras áreas da sociedade.

«A vossa vitória é um símbolo do que nós, portugueses, podemos ser quando somos excelentes, quando somos os melhores dos melhores. E faz-nos acreditar mais em nós próprios, para vencermos outros campeonatos», disse.

O chefe de Estado alargou o discurso a outras áreas que enfrentam desafios para deixar um alerta. «Claro que a vossa vitória, de facto histórica, não apaga os nossos problemas, os nossos desafios, os nossos insucessos em tantos domínios», destacou.

No discurso de Marcelo Rebelo de Sousa houve ainda uma menção dirigida a Ângelo Girão, considerado o herói do jogo decisivo com a Argentina. «Defender uma vez, duas vezes, cinco vezes, dez vezes é obra. Defender sempre é praticamente quase impossível», concluiu.

Portugal sagrou-se campeão do mundo de hóquei em patins pela 16.ª ocasião e pela primeira vez desde 2003.

 

Continue a ler esta notícia