Tóquio2020: atleta norte-americana fez gesto no pódio e pode ser castigada - TVI

Tóquio2020: atleta norte-americana fez gesto no pódio e pode ser castigada

Raven Saunders no pódio

Raven Saunders venceu prata no lançamento do peso, mas pode ser castigada por incumprimento das regras do Comité Olímpico Internacional

Relacionados

Raven Saunders pode estar metida num grande problema. A atleta americana subiu ao pódio para receber a medalha de prata, depois da prova do lançamento do peso, e aí cruzou os braços, tomando uma posição. Questionada sobre o significado da ação, Saunders explicou: «É um gesto a favor de todas as pessoas que são oprimidas.»

Contudo, este ato pode ainda custar uma sanção à atleta olímpica, isto porque o Comité Olímpico Internacional permitiu aos deportistas expressões sobre questões políticas e sociais quando contactam com meios de comunicação, antes e depois da competição ou nas redes sociais, mas não durante a entrega de medalhas.

O Comité já reagiu ao caso e promete averiguar. «Precisamos de perceber por completo o que se passou e, partindo daí, tomar uma decição. Estamos em contacto com o Comité Olímpico de Estados Unidos e também com a World Athletics, e estamos a ponderar os passos que vamos dar», disse o porta-voz da organização, Mark Adams.

Saunders é conhecida pela defesa dos direitos da comunidade LGBT e o resultado deste caso não a preocupa. «No final do dia, o importante é gritar a toda a gente negra, a toda a minha comunidade LGBT, a toda as pessoas que se ocupam da saúde mental. Isso é maior que nós. Sabemos que há tanta gente que nos admira, que veem se falamos por eles», contou a atleta olímpica.

Nas redes sociais, Saunders deixou ainda um comentário sobre a situação, com algum humor à mistura. «Deixa-os tentar tirar-me esta medalha. Corro para o outro lado da fronteira, apesar de não saber nadar», escreveu a atleta no Twitter.

Saunders conquistou a prata no lançamento do peso com a marca de 19,79 metros. A chinesa Lijiao Gong, venceu o concurso com 20,58 metros. Auriol Dongmo, atleta portuguesa, ficou fora do pódio por cinco centímetros.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE