Atletismo: Yuriy Sedykh morreu aos 66 anos, mas deixou recorde com 35 anos - TVI

Atletismo: Yuriy Sedykh morreu aos 66 anos, mas deixou recorde com 35 anos

Yuriy Sedykh morreu aos 66 anos

Atleta russo era uma referência mundial no lançamento do martelo

Relacionados

O atleta russo Yuriy Sedykh, que detém o recorde mundial do lançamento do martelo, desde 1986, e que foi bicampeão olímpico da disciplina, morreu esta terça-feira aos 66 anos, segundo informou a Federação Russa de atletismo.

«Ao início desta manhã, faleceu, na sequência de um ataque cardíaco, o bicampeão olímpico do lançamento do martelo Yuriy Sedykh. A vida de um dos melhores desportistas do atletismo russo foi interrompida aos 66 anos», indicou o organismo, que expressou o seu «profundo» pesar aos familiares e amigos do lançador, assim como a toda a comunidade do atletismo na Rússia.

Sedykh conquistou o ouro olímpico em Montreal1976 e Moscovo1980, mas falhou Los Angeles1984 devido ao boicote soviético. Foi, posteriormente, vice-campeão olímpico em Seul1988 e campeão mundial em 1991.

O lançador, que representou a União Soviética, é o recordista mundial da disciplina desde 1986, quando, nos Europeus de Estugarda (Alemanha), lançou o martelo a 86,74 metros.

«Yuriy Sedykh parte imbatível. A sua marca de 86,74 metros, estabelecida em Estugarda, figura há 35 anos na lista dos recordes mundiais», lembrou a federação russa.

No livro «O Caso Rodchenkov», dedicado ao sistema de dopagem institucionalizado na Rússia, o antigo diretor do Laboratório de Moscovo, Grigory Rodchenkov, acusou Sedykh de abusar do uso de esteroides para melhorar o seu rendimento, algo que o desportista negou sempre categoricamente.

Continue a ler esta notícia

Relacionados