Hóquei em patins: galegos do Liceo perguntam se é possível jogar em Portugal - TVI

Hóquei em patins: galegos do Liceo perguntam se é possível jogar em Portugal

Hóquei em patins

Equipa espanhola indignada com o fim antecipado do campeonato e com a atribuição do título ao Barcelona

Relacionados

O HC Liceo, equipa galega de hóquei em patins, sente-se «prejudicado» pelo fim antecipado do campeonato em Espanha, com o título entregue ao Barcelona, e, nesse sentido, admitiu a hipótese de passar a competir em Portugal, «caso seja possível».

«Se existisse essa possibilidade de ir jogar em Portugal, íamos estudá-la com muito cuidado», afirmou o diretor do Liceo, Antón Baldomir, em declarações à agência de notícias espanhola EFE.

Devido à pandemia da covid-19, a Real Federação Espanhola de Patinagem (RFEP) deu por concluída a época sem realizar a última jornada da fase regular e o consequente play-off de campeão, atribuindo o título ao então líder Barcelona, onde jogam os portugueses João Rodrigues, Hélder Nunes e Xano Edo.

A equipa da Corunha, segunda classificada, que é a única não catalã a competir no principal escalão do hóquei espanhol, não gostou da decisão da RFEP, que, no seu entender, contraria o que tinha sido previamente acordado pelos clubes, que pretendiam competir, mesmo à porta fechada.

Impedido de disputar o play-off do título com o Barcelona, o HC Liceo considera que foi a equipa «mais prejudicada» com a decisão e, com várias sugestões em cima da mesa para a próxima época, como dividir o campeonato em dois grupos, analisa também a hipótese de jogar em Portugal.

O Liceo começa a próxima época com a desvantagem de ter que viajar para a Catalunha para disputar todos os jogos fora de casa e, além disso, desconhece se, devido à pandemia da covid-19, «poderá viajar de avião como antes» ou terá que encontrar outras opções.

Enquanto estuda todos os cenários possíveis para a próxima temporada, que irá contar com 16 equipas na I divisão, dado que sobem duas e não desce nenhuma, o Liceo equaciona também a possibilidade de jogar no campeonato português.

Continue a ler esta notícia

Relacionados