Himalaias: corpos de alpinistas recuperados ao fim de 16 anos - TVI

Himalaias: corpos de alpinistas recuperados ao fim de 16 anos

Monte Evereste (Reuters)

Alex Lowe, um montanhista de topo, tinha ficado soterrado no Shisha Pangma

Os corpos do montanhista Alex Lowe e do seu operador de câmara, David Bridges, foram encontrados num glaciar no Himalaia, depois de terem ficado soterrados por uma avalancha há 16 anos.

Lowe, 40 anos, e Bridges, 29 anos, desapareceram após uma avalancha de neve e gelo no Shisha Pangma (8.013m), no Tibete, em outubro de 1999, quando tentavam a descida da montanha em esqui.

Os corpos foram encontrados na semana passada por dois montanhistas, David Gõtter e Ueli Steck, «ainda por baixo do gelo azul, mas a começar a emergir do glaciar», segundo contaram, de acordo com a France Press. 


Em comunicado, os familiares falaram em «alívio e paz» e mostraram-se «gratos» pela descoberta dos corpos, revelando que vão até ao Shisha Pangma para receber os corpos.

Alex Lowe, conhecido como «Pulmão com Pernas», era um dos mais conceituados montanhistas do mundo antes da sua morte tendo já escalado por duas vezes o Evereste, a montanha mais alta do mundo.

A montanha, que esteve interdita aos ocidentais até 1978, é considerada relativamente acessível entre os picos com mais de oito mil metros. 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE