Bernardo Sousa suspenso por dois anos do automobilismo - TVI

Bernardo Sousa suspenso por dois anos do automobilismo

Bernardo Sousa

Piloto português viu retirados os resultados do Rali Sical

Relacionados

O piloto português Bernardo Sousa foi, esta quinta-feira, suspenso por dois anos dos ralis pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Em causa, está um controlo antidoping positivo que dita a anulação dos «resultados obtidos» no XXVIII Rali Sical, realizado a 7 e 8 de junho de 2019, «bem como em competições posteriores», de acordo com a nota oficial da FPAK.

O madeirense já reagiu, no dia em que tinha voltado aos testes. «No dia em que volto a sentir a alegria de conduzir um carro de ralis recebo a decisão da minha suspensão. É um momento difícil, mas é com toda a serenidade e respeito que aceito esta decisão! Nada me fará desistir de um dia voltar», afirmou, através das redes sociais pessoais.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

De acordo com a RTP Madeira, Bernardo Sousa, no âmbito do processo, reconheceu que consumiu substâncias ilícitas, entre as quais estava cocaína, mas fora do contexto desportivo.

A 9 de julho, também pelas redes sociais, Bernardo Sousa, campeão nacional de ralis em 2010, revelou ter tido um controlo antidoping positivo «no âmbito da atividade automobilística», defendendo que «por motivos relacionados com dificuldades respiratórias», utilizou «um medicamento inalável que melhora a atividade brônquica e pulmonar», algo que o levou a deixar a antiga equipa, a Play/AutoAçoreana Racing.

Continue a ler esta notícia

Relacionados