Giuseppe «Beppe» Volta, lenda italiana dos ralis, faleceu no domingo aos 71 anos vítima de um acidente absurdonuma autoestrada de Itália.

O acidente mortal aconteceu na autoestrada que liga Torino a Milão. Junto à saída para Chivasso, os carros de Beppe Volta e de outra pessoa deram um pequeno toque. Ambos os condutores saíram das viaturas para resolverem a situação. Ambos foram colhidos por um terceiro carro alheio ao primeiro incidente.

Beppe Volta morreu, o outo condutor ficou ferido e foi levado para o hospital, bem como a terceira pessoa envolvida, que ficou em estado de choque, como relata o «Corriere della Sera» sobre este acidente «absurdo».

Nascido em Ferrara, Beppe Volta passou a fazer parte da história italiana dos ralis a partir dos anos 60 como piloto e mecânico num duplo papel que prolongou pela década seguinte. Mas foi nos anos 80 como mecânico que se tornou incontornável pela sua ligação à Lancia e o mítico Lancia Rally 037.

Do seu currículo fazem parte também as ligações à Abarth ou à Osella bem como o trabalho que desenvolveu para pilotos de topo como Miki Biasion.