“Um país que cresce com o sol”. É assim que a Tesla descreve Portugal no seu novo vídeo promocional, publicado esta quarta-feira, 3 de maio, no Facebook.

Em pouco mais de um minuto, repleto de paisagens que vão do campo à linha de costa, passando pela cidade, a marca de Elon Musk procura mostrar as vantagens dos carros elétricos.

Para isso, utiliza condutores portugueses de diferentes gerações e lembra que, em 2016, Portugal alimentou-se de energias renováveis durante quatro dias.

Embora evidencie o potencial de Portugal na matéria-prima renovável que é o sol, a Tesla não dá pistas sobre se Portugal poderá ser o escolhido para a instalação da sua primeira “gigafábrica” na Europa.

Portugal tem procurado convencer a Tesla como a localização ideial para o investimento, mas a empresa com sede na Califórnia tarda em tomar uma decisão definitiva.

O vídeo termina com o apelo à encomenda online, uma opção disponível desde janeiro passado no país, até à abertura de uma loja física que deverá abrir em Lisboa na segunda metade do ano.

O modelo mais barato, o Model S, arranca nos 76 mil euros. Já o SUV Model X começa nos 107 mil euros.