Seguindo os passos da Noruega, que vai construir em Oslo a maior infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, com 102 postos, a Finlândia anunciou para Helsínquia uma área de estacionamento com 250 lugares para o carregamento de carros elétricos.

Curiosamente, isto acontece num país onde, atualmente, circulam pouco mais de 1.000 veículos elétricos.

O processo de instalação dos postos de carregamento já arrancou em abril e deverá estar concluído já em junho, cabendo a gestão e exploração à Parkkisähkö Ltd., empresa que forneceu os sistemas de carga.

“Este é um dos maiores espaços do género no mundo, equipado com carregadores em praticamente todos os locais de estacionamento”, recorda o CEO da Parkkisähkö Ltd., Jiri Räsänen.

O parque contará, de resto, com postos de carregamento de vários tipos, inclusive, ultrarápidos, de forma a conseguir responder às necessidades de todo o tipo de utilizadores.

Os mesmos responsáveis garantem que toda a energia que vier a ser disponibilizada, provirá de fontes hidráulicas, de forma a que o “combustível” seja verdadeiramente ecológico.

Atualmente, a Finlândia conta com um parque automóvel elétrico pouco superior a mil unidades, mas as previsões apontam para que venha a ter nas suas estradas cerca de 250 mil elétricos, em 2030.