Primeiro camião elétrico vai ser produzido no Tramagal - TVI

Primeiro camião elétrico vai ser produzido no Tramagal

  • powered by Autoportal
  • 15 out 2016, 16:01
Mitsubishi eCanter

Promete mais de 100 km de autonomia

A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), sediada em Tramagal, Abrantes, vai iniciar em 2017 a produção do Fuso eCanter, o primeiro camião ligeiro cem por cento elétrico do mundo.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Rosa, presidente executivo da empresa MFTE, do grupo Daimler, disse que a produção em 2017 da Fuso eCanter oscilará “entre algumas dezenas de unidades e duas centenas”, tendo referido que será “a última geração antes da produção em massa”, que o gestor “estima” venha a ocorrer em 2019.

O Fuso eCanter, de 7,49 toneladas e que dispõe de 4,63 toneladas de carga útil, conta com um motor elétrico com 251cv e 380 Nm e uma autonomia de mais de 100 quilómetros.

“Com este passo, estamos na linha da frente daquilo que são as novas estratégias da mobilidade, cuja tendência será absolutamente imparável e que tem no fator ambiental um pilar decisivo”, destacou à Lusa o presidente executivo da MFTE, tendo feito notar o “orgulho e também a responsabilidade da MFTE ser parte ativa, enquanto fábrica, na mudança de paradigma da mobilidade”.

“No fundo, o que estamos a falar é da terceira geração do veículo elétrico – agora chamado Fuso eCanter. Contextualizando, importa referir que produzimos na nossa fábrica 10 veículos da segunda geração, que estiveram em teste por todo o país e que ainda permanecem em teste na cidade de Estugarda (Alemanha)”, afirmou Jorge Rosa.

O novo modelo foi apresentado em setembro último, na Feira de Hannover, Alemanha, e é, no entender do gestor, “o estágio de desenvolvimento do veículo que antecede a fase de produção em 2017”, na fábrica em Tramagal.

“Nessa altura estaremos na presença daquilo que designamos por “soft launch”, ou seja, uma produção piloto alargada, cuja quantidade ainda não está definida, mas que poderá oscilar entre algumas dezenas de unidades e duas centenas. Será, digamos, a última geração antes da produção em massa, que se estima venha a ocorrer em 2019″, afirmou Jorge Rosa, o presidente executivo da empresa instalada em Portugal e que assinalou em 2014 os 50 anos de produção automóvel.

O veículo pode ser carregado a 80% numa hora com recurso a um carregador rápido, ou a 100% em sete horas, numa tomada normal de corrente alternada, entre outras novidades, nomeadamente em termos estéticos.

“Aquilo a que estamos a assistir hoje é uma tendência de redução de custos muito acentuada, nomeadamente das baterias, mas também de outros componentes e toda a tecnologia que está associada aos veículos elétricos, que nos permite expectar que a dois/três anos estes veículos estejam ao nível dos convencionais, de motor a combustão. Se quisermos, deixou de ser uma opção simpática, para passar a ser economicamente viável”, referiu.

O modelo eCanter a produzir na unidade industrial do Tramagal será entregue a clientes na Europa. A unidade da Fuso no país serve geralmente todos os mercados europeus, Marrocos e Turquia. A MFTE já produziu na fábrica do Tramagal mais de 200.000 veículos, dos quais 95% para exportação.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE