O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu 28 unidades da Volkswagen Amarok, destinadas ao patrulhamento das praias da costa portuguesa no âmbito do projeto “Sea Watch”. O objetivo é tornar as praias portuguesas mais seguras.

A cerimónia de entrega dos Volkswagen Amarok para a época balnear de 2017 decorreu esta terça-feira, 30 de maio, na Praça do Município em Lisboa, onde estiveram presentes Marcos Perestrello (Secretário de Estado da Defesa Nacional), Fernando Medina (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Vice-Almirante Sousa Pereira (Diretor-Geral da Autoridade Marítima) e João Pereira Coutinho (Presidente do Conselho de Administração da SIVA).

Os operacionais que utilizam as viaturas são Militares da Marinha aptos para os desafios mais difíceis.

As Amarok estarão agora equipadas com o novo motor 3.0 V6 de 224 cv, cujo binário mais elevado lhe confere melhores capacidades de condução na areia, têm sido algumas das vantagens identificadas pelos operacionais.

Os modelos ao serviço do ISN são adaptados às necessidades do serviço de salvamento com uma transformação desenvolvida em Portugal pela SIVA, a qual inclui suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, assim como as luzes de emergência.

De referir que o projeto “Sea Watch” possibilitou em 2016 o salvamento de 262 veraneantes, efetuando 542 assistências de primeiros socorros e 36 buscas com sucesso de crianças perdidas.