Volvo estreia camião FL Elétrico na Europa em 2019 - TVI

Volvo estreia camião FL Elétrico na Europa em 2019

  • Redação Autoportal
  • PC
  • 13 abr 2018, 18:18

Autonomia de 300 km para veículo com peso bruto de 16 toneladas

A Volvo Trucks apresenta o primeiro camião “integralmente elétrico para utilização comercial – o Volvo FL Elétrico para distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações” que será produzido em série e vendido na Europa em 2019.

"Orgulhamo-nos imenso de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos, prontos para o trânsito normal. Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos", diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo destaca a utilização dos camiões elétricos em terminais interiores sem quaisquer emissões de gases de escape e com a ausência de ruído a funcionar como um trunfo também para os trabalhos noturnos reduzindo o peso nas estradas durante o dia.

A Volvo Trucks frisa também “os conhecimentos acumulados” do grupo sueco com os veículos elétricos referindo que a Volvo Buses “vendeu mais de 4.000 autocarros elétricos desde 2010”.

Os primeiros camiões da gama Volvo FL Elétrico estão agora em fase de funcionamento normal nas mãos de clientes em Gotemburgo, casa da Volvo Trucks.

O Volvo FL Elétrico de 16 toneladas de peso bruto tem um motor elétrico de 185 kW, potência máxima de 130 kW de potência contínua e um binário máximo de 425 Nm: O armazenamento de energia é feito com duas até seis baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh, tendo o camião uma autonomia máxima de 300 km.

O carregamento de CA será feito através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/Combo2 até 150 kW. O carregamento rápido das baterias vazias até completamente carregadas é de 1 a 2 horas (carregamento de CC), enquanto o carregamento noturno será até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.

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