Mundial, dia 20: o fim dos oitavos e mais História à espera - TVI

Mundial, dia 20: o fim dos oitavos e mais História à espera

Inglaterra-Panamá

Suécia e Suíça no terceiro duelo europeu desta fase, antes do Colômbia-Inglaterra. Em campo as únicas duas equipas desta metade que já foram a uma final do Mundial, e passou mais de meio século

Ao dia 20 cai o pano sobre os oitavos de final do Mundial que está a subverter a lógica, e pode continuar a escrever-se história. Se cairem Suécia e Inglaterra, fica desde já garantido que haverá pelo menos um finalista inédito no Mundial 2018.

Essas são as duas únicas seleções nesta metade do quadro que já estiveram numa decisão do Campeonato do Mundo, por uma vez cada uma delas e mesmo assim já lá vai mais de meio século: a Suécia em 1958, quando perdeu com o Brasil, e a Inglaterra em 1966, quando venceu a Alemanha.

O dia abre com o terceiro duelo europeu destes oitavos e segue com um Colômbia-Inglaterra que promete.

Siga todo os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Suécia-Suíça (oitavos de final)

15h00, RTP1 e SportTV1

Estádio Nizhny Novgorod, Nizhny Novgorod

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

A Suécia já assinalou este regresso ao Mundial com o primeiro lugar no grupo que tinha a Alemanha e tem mostrado que é capaz de surpreender: venceu o eufórico México a fechar a fase de grupos e, recorde-se, tinha chegado ao seu primeiro Mundial em 12 anos depois de eliminar a Itália no play-off.

Do outro lado, uma Suíça cumpridora. Passou os grupos depois de empatar o Brasil e vencer a Sérvia, acabando a empatar com a Costa Rica, e vai numa série de 25 jogos em que perdeu um único jogo, frente a Portugal, na qualificação – foi eliminada nos penáltis nos oitavos do Euro 2016, sem ter perdido qualquer jogo no tempo regulamentar. Chega aos oitavos de final a precisar de fazer adaptações na defesa, face às suspensões de Lichsteiner e Schar. A Suécia também não tem Sebastian Larsson, lesionado.

A história entre as duas seleções é de equilíbrio: em 27 confrontos 10 vitórias para cada lado, em cinco duelos no Mundial três vitórias da Suécia e duas da Suíça.

Saiba mais sobre Suécia e Suíça

Equipas prováveis:

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granvist, Augustinsson; Claesson, Svensson, Ekdal, Forsberg; Toivonen, Berg

Suíça: Sommer; Lang, Djourou, Akanji, Rodríguez; Behrami, Xhaka; Shaqiri, Dzemaili, Embolo; Gavranovic

Colômbia-Inglaterra (oitavos de final)

19h00, SportTV1

Spartak Stadium, Moscovo

Árbitro: Mark Geiger (EUA)

Duas equipas que alimentam ilusões. A Inglaterra volta a acreditar, esperança redobrada com a ilusão do caminho mais aberto face à queda de tantos gigantes e numa metade do quadro em teoria bem mais acessível. Mas ainda tem muitas barreiras para passar. A primeira das quais a história recente: os «Três Leões» não ganham um jogo da fase a eliminar de grandes competições desde o Mundial 2006. Passaram 12 anos desde que venceram o Equador, antes de cairem nos penáltis frente a Portugal.

A Colômbia recuperou da escorregadela frente ao Japão a abrir e saiu com o primeiro lugar no grupo, mantendo viva a esperança de repetir pelo menos os quartos de final de 2014. Mas chega a este jogo sob uma enorme incógnita, a condição de James Rodríguez, que saiu com queixas do último jogo.

Jose Pekerman, o experiente treinador que vai no seu terceiro Mundial e em todos passou aos quartos (com a Argentina em 2006 e já com a Colômbia há quarro anos) disse na antevisão do jogo que está otimista sobre a recuperação do 10 da Colômbia, mas deixou uma decisão em suspenso até à hora do jogo.

Há apenas um duelo entre as duas seleções em Mundiais e sorriu à Inglaterra, que venceu por 2-0 em 1998. 

Saiba mais sobre Colômbia e Inglaterra

Equipas prováveis:

Colômbia: Ospina; Arias, D. Sanchez, Mina, Mojica; C. Sanchez, Uribe; Cuadrado, Quintero, Muriel; Falcao

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire; Trippier, Loftus-Cheek, Henderson, Lingard, Ashley Young; Sterling, Kane.

Os perfis dos 736 jogadores

As notícias, crónicas e imagens do Mundial 2018

Continue a ler esta notícia