Mundial, dia 30: outra vez? Tem mesmo de ser? - TVI

Mundial, dia 30: outra vez? Tem mesmo de ser?

Inglaterra-Bélgica

Inglaterra e Bélgica discutem este sábado o lugar menos apetecido do pódio

Relacionados

É aquele jogo que poucos têm vontade de jogar. Inglaterra e Bélgica estiveram a um passo da glória, falharam, mas não puderam ir para casa como os outros. Tiveram de ficar por mais uns dias na Rússia para disputar aquele jogo que ninguém quer saber. Aquele que vai definir o terceiro classificado do Campeonato do Mundo. Um jogo que, ainda por cima, já foi disputado na fase de grupos e, na altura, já com as duas seleções apuradas, também com poucos motivos de interesse.

Vença quem vencer, será a décima vez que o terceiro lugar será entregue a uma seleção europeia [veja no fim da peça a lista dos últimos vencedores].

Saiba mais sobre Bélgica e Inglaterra

Bélgica-Inglaterra (terceiro lugar)

15h00, RTP1 e Sport TV

Estádio Krestovskyi, em São Peterburgo

Árbitro: Alireza Faghani (Irão)

Siga o jogo EM DIRETO no Maisfutebol

Duas seleções que já se tinham cruzado na última jornada do Grupo G, a 28 de junho, em Kalinegrado, num jogo em que havia pouco interesse em ganhar. Recordamos que as duas seleções, na altura, já estavam apuradas e o último jogo serviria apenas para definir o primeiro lugar do grupo, com sabor agridoce, uma vez que o líder seria, à partida, desviado para o lado mais complicado da fase a eliminar, com Argentina, México, Brasil ou Uruguai. Januzaj escolheu o lado mais difícil e, depois do Japão (3-2), os Diabos afastaram o Brasil (2-1), aumentando ainda mais as expetativas do pequeno país. Expetativas que se esfumaram diante da vizinha França (0-1) co um golo solitário de Umtiti.

Recorde aqui a crónica do Inglaterra-Bélgica (1-0)

A Inglaterra ficou com o lado, em teoria, mais acessível, ultrapassando primeiro a Colômbia (1-1), no desempate por grandes penalidades, e depois a Suécia (2-0) ao som do recuperado «Football it’s coming home», cantada pela primeira vez no Euro de 1996. O sonho esfumou-se diante da aguerrida Croácia (1-2), mas a verdade é que os ingleses tardam em ir para casa, só depois do jogo deste sábado.

Apesar de tudo, ainda há motivos de interesse para as duas seleções. A Bélgica, por exemplo, com uma das melhores seleções da sua história, pode conseguir a melhor classificação de sempre, depois de já ter sido quarta classificada no Mundial 1986, no México. A Inglaterra, por seu lado, com uma das seleções mais jovens de sempre em fases finais, pode aspirar ao melhor resultado desde que ganhou o seu único Mundial, em casa, em 1966.

Antes deste jogo e do jogo da fase de grupos, estas duas seleções já se tinham cruzado em duas fases finais. Na primeira, no Mundial 1954, na Suíça, com um emocionante empate 4-4. 36 anos depois, em Itália, no Mundial 1990, nos oitavos de final, a Inglaterra venceu com um golo solitário de David Platt [foto em baixo].

Quantos às equipas para o jogo deste sábado, não é fácil fazer antevisões, uma vez que estes jogos dão para tudo, mas podemos adiantar que a Bélgica pode volta a contar com o defesa Thomas Meunier que cumpriu um jogo de castigo frente à Croácia.Gareth Southgate, por seu lado, confidenciou que não vai repetir o onze que perdeu com a Croácia, mas também diz que não vai promover muitas alterações.

Equipas prováveis:

BÉLGICA: Thibaut Courtois; Jan Vertonghen, Vincent Kompany, Toby Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Nacer Chadli, Thomas Meunier; Marouane Fellaini, Eden Hazard; Romelu Lukaku

INGLATERRA: Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire; Kieran Trippier, Dele Alli, Jordan Henderson, Jesse Lingard, Fabian Delph; Raheem Sterling, Harry Kane.

Mais um pormenor. Vença quem vença este jogo, o terceiro classificado será, pela décima vez consecutiva, uma seleção europeia. A última equipa não europeia a conquistar este lugar honroso foi o Brasil no longínquo Mundial de 1978.

Lista dos últimos terceiros classificados

Mundial 2014: Holanda

Mundial 2010: Alemanha

Mundial 2006: Alemanha

Mundial 2002: Turquia

Mundial 1998: Croácia

Mundial 1994: Suécia

Mundial 1990: Itália

Mundial 1986: França

Mundial 1982: Polónia

Continue a ler esta notícia

Relacionados