Portugal-Andorra, 6-0 (crónica) - TVI

Portugal-Andorra, 6-0 (crónica)

  • Adérito Esteves
  • 7 out 2016, 21:58

O campeão voltou e trouxe um capitão histórico

«Campeões, campeões, nos somos campeões!» No primeiro jogo oficial em terras lusas depois da conquista do título de campeão Europeu, a seleção nacional encheu de orgulho o povo que marcou presença no Municipal de Aveiro, que, de peito feito, não se cansou de entoar o cântico com que se abrem estas linhas. A noite foi de festa e para isso muito contribuiu a entrada fulgurante, numa partida que, antes dos três minutos, já assinalava um 2-0 promissor. Acabou com um triunfo por 6-0, em mais uma noite histórica de Cristiano Ronaldo, que marcou quatro golos.

A seleção portuguesa dá a resposta que se esperava depois da derrota na Suíça, e parte para o terceiro jogo desta jornada com a moral em alta, para defrontar as Ilhas Faroé, que esta noite surpreendeu a Letónia, vencendo por 2-0, e que está e segundo lugar no grupo, com 4 pontos, menos dois que a Suíça e mais um do que Portugal.

«Eu estou aqui, aqui, aqui, aqui», disse o capitão

O capitão português quis assinalar a letras douradas este seu regresso à equipa que liderou até à conquista da Europa, e marcou dois golos quando os jogadores de Andorra ainda tentavam perceber onde iam colocar-se em campo.

A partir daí, Portugal percebeu que forçando um pouco mais, o adversário desmoronar-se-ia, mas, ao contrário do que já se viu em jogos com as mesmas características, os jogadores portugueses não deixaram de tentar ir em busca do terceiro.

Ele surgiu apenas a fechar a primeira parte, num raide feliz de Cancelo pela direita com o lateral do Valência a marcar o seu segundo golo em igual número de partidas com a camisola das quinas, num cruzamento que contou com a ajuda de um tufo de relva para se transformar num remate com a canela e enganar o desamparado guardião andorrano.

Mas se a entrada no jogo tinha sido forte, Portugal repetiu a receita na etapa complementar, mais uma vez por Cristiano Ronaldo, que completava o hat-trick e lançava-se em busca de algo que nunca conseguira com a camisola da seleção: quatro golos num jogo.

E só foi preciso esperar cerca de 20 minutos para Ronaldo igualar o feito de Nuno Gomes que, contra esta mesma Andorra tinha feito um «poker» pela seleção [Pauleta e Eusébio também marcaram quatro golos num jogo só na seleção]. Aos 68', o camisola 7 de Portugal fez então o quarto golo no jogo, e escreveu mais uma página dourada na sua história pela seleção. Ainda há palavras para descrever o que tem feito Cristiano Ronaldo?

Porém, o tempo não parava e o rumo do jogo ainda tinha capítulos para escrever. Por entre duas expulsões de jogadores andorranos, a noite ainda teve espaço para a estreia de Gelson Martins na seleção A e para o primeiro golo de André Silva na equipa principal.

De resto, a história do jogo estava escrita e confirmada, registando a vitória mais expressiva do consulado de Fernando Santos, numa partida que teve mais de 25 mil pessoas a brindar ao regresso às vitórias do campeão europeu.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE