Agressão de João Pinto a árbitro é notícia pelo Mundo - TVI

Agressão de João Pinto a árbitro é notícia pelo Mundo

Coreia-Portugal deixou má imagem dos jogadores lusos Jornais brasileiros e argentinos condenam atitude da equipa portuguesa, espanhóis e norte-americanos relatam a versão do árbitro.

A agressão de João Pinto ao árbitro da partida Coreia do Sul-Portugal, Angel Sanchez, tem feito notícia um pouco por todo o Mundo. O encontro que Portugal perdeu (0-1) e ditou a eliminação dos «tugas» do Mundial 2002 ficou marcado pela expulsão do avançado português depois de uma entrada dura sobre um jogador coreano. Depois de ter visto o cartão vermelho, João Pinto terá dado um soco no estômago do árbitro.

No diário «Olé», um jornal argentino, tal como o juiz Angel Sanchez, o título da notícia começa logo por ser irónico: «Não chores por mim, Portugal». Uma frase que tem tudo a ver com a Argentina e que foi muito utilizada na altura da eliminação da equipa sul-americana também ainda na fase de grupos.

O jornal refere declarações do árbitro durante o jogo - «Deu-me um murro...deu-me um murro» - enquanto lembra que Fernando Couto o tentou acalmar. Depois, classifica a atitude de João Pinto como «um feito inédito para a história dos Mundiais».

Para Angel Sanchez vão apenas elogios, num jogo considerado «quente, muito quente». A «excelente arbitragem» de Sanchez é ilustrada pela expulsão do número oito português em que «não havia nada para discutir» e pelos cartões amarelos a Beto, onde o juiz «não errou».

O site brasileiro «Pelé.net», explica o lance que deu cartão vermelho a João Pinto com as declarações do árbitro. «Juiz relatou agressão a João Pinto» é o título da notícia.

O jornal brasileiro lembra que «não foi a primeira vez que os jogadores portugueses perderam a calma ao ser eliminados numa competição internacional», referindo-se à meia-final do Euro-2000, na qual Abel Xavier, Paulo Bento e Nuno Gomes também «foram punidos por indisciplina».

Para este jornal brasileiro, a «imagem portuguesa ficou seriamente arranhada por causa da "proposta indecente" feita pelos jogadores lusos durante a partida». Conta o «Pelé. net» que «sabendo da vitória da Polónia no outro jogo, a geração de ouro dos "tugas" começou a pedir para os coreanos tocarem a bola no segundo tempo», já que o empate classificaria as duas equipas. Segundo este jornal, «a sugestão terá irritado os coreanos, que partiram para cima dos portugueses com ímpeto renovado». E citam Ahn Jung-hwan: «Os jogadores portugueses nos avisavam que o empate classificaria os dois. Houve uma certa tensão em campo».

O site da CNN também não deixa de noticiar a agressão dos seus adversários de grupo. «Árbitro: português Pinto agrediu-me» é o título da notícia. O jornal norte americano relato o caso sem grandes considerações, salientando o facto de Eusébio ter pedido desculpa ao árbitro e pedido a Sanchez para que não referisse a agressão de João Pinto no relatório de jogo.

Por Espanha, o «murro» de João Pinto tem direito a chamada de primeira página. «Marca» e «AS» fazem a notícia com base em declarações de Sanchez a uma rádio portuguesa. «O árbitro Angel sanchez acusa João Pinto de dar-lhe um murro». E assim vai a imagem da selecção portuguesa pelo Mundo.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE