António Costa entra no Second Life - TVI

António Costa entra no Second Life

  • Portugal Diário
  • Fernando Zamith para Lusa
  • 6 jul 2007, 20:43
António Costa no Second Life - Foto Lusa

E estreia sábado a sua sede de campanha no mundo virtual

O candidato do PS à presidência da Câmara de Lisboa, António Costa, estreia sábado a sua sede de campanha no mundo virtual Second Life (SL), com um avatar (personagem virtual) mais magro e sem óculos.

A sede de campanha de António Costa no SL, visitada pela agência Lusa, foi construída pela empresa portuguesa Beta Technologies no continente principal do Second Life, Afton, e está rodeada por vários edifícios empresariais.

O edifício, de arquitectura contemporânea, tem uma estrutura em ferro e paredes e tectos envidraçados, dominando à entrada um cartaz da campanha do candidato e as bandeiras de Portugal e de Lisboa.

No átrio de entrada, destaca-se uma bicicleta, símbolo da importância que o candidato dá às questões relacionadas com a mobilidade.

A sede tem um auditório com 28 lugares sentados e vários corredores, onde se podem ver fotografias de todos os integrantes da lista do PS, cartazes e vídeos de acções de campanha.

Nalgumas paredes e objectos, os visitantes podem aceder a biografias e informações sobre o programa eleitoral do candidato ou ler «feeds» RSS (linguagem informática de simplificação) com as últimas novidades.

O edifício foi construído pela Beta Technologies, empresa fundada há um ano em Lisboa por três «arquitectos do mundo virtual», entre os quais o programador informático Jorge Lima, o português há mais tempo (quatro anos) no SL.

Esta empresa já construiu dezenas de edifícios, objectos, filmes, jogos e animações para o SL, contando entre os seus clientes com empresas como a Xerox, Honeywell, Saxo Bank e Language Lab.

Jorge Lima (Eggy Lippmann, no SL) disse à agência Lusa que «a principal dificuldade foi o prazo muito apertado» que a empresa teve para construir a sede de candidatura.

«Fizemos a sede em duas semanas, pelo que ainda é um espaço em construção permanente. O avatar do candidato ainda está em fase de refinamentos. Não está tão realista como desejaríamos», disse Jorge Lima.

O programador informático realçou que António Costa «é o primeiro político português no SL», depois de experiências semelhantes de políticos espanhóis, franceses e norte-americanos, entre os quais Hillary Clinton.

O avatar de António Costa vai ser controlado por um representante do candidato, estando ainda a ser estudado o programa de iniciativas nesta última semana de campanha eleitoral.

Graça Fonseca, da candidatura do PS à Câmara de Lisboa, disse à Lusa que a apresentação oficial vai decorrer sábado à tarde numa acção de campanha que contará com a presença de António Costa.

«As pessoas estão muito interessadas. É uma forma inovadora de apresentar o programa e todas as ideias da candidatura. Acho que esta sede no SL pode, acima de tudo, trazer mais pessoas», salientou.

O SL tem sido utilizado sobretudo para acções de marketing, tele-trabalho, conferências e eventos de lazer, estando a ser exploradas mais recentemente as suas potencialidades educativas e comerciais.

Após várias fases de testes, o Second Life foi lançado oficialmente em Maio de 2003 pela empresa norte-americana Linden Lab, tendo actualmente perto de oito milhões de avatares registados, dos quais cerca de 150 mil são portugueses.

Nos últimos meses, têm surgido neste mundo tridimensional muitos territórios criados por portugueses, contando-se entre os mais visitados as várias ilhas com o nome Portugal, Lisboa e Porto e a da Universidade de Aveiro.
Continue a ler esta notícia