Ministro dos Transportes satisfeito com desenrolar do processo TAP/Varig (actualização) - TVI

Ministro dos Transportes satisfeito com desenrolar do processo TAP/Varig (actualização)

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, disse esta segunda-feira estar satisfeito com a forma como a administração da TAP está a conduzir o processo para recuperação da Varig.

(Actualiza com mais declarações do ministro Mário Lino)

Mário Lino lembrou que, independentemente o facto de a TAP chegar a um entendimento com a Varig, com o objectivo de participar no processo de recuperação financeira da companhia brasileira, a viabilização da empresa, por si só, já é algo que interessa à transportadora portuguesa. O facto é que a TAP e a Varig têm já acordos comerciais estabelecidos, que são estratégicos para a TAP dada a importância do mercado brasileiro para a companhia liderada por Fernando Pinto.

É que para o ministro «há duas coisas». Uma é «a resolução do problema da Varig, o que em si já é útil para a TAP», outra é o facto da TAP poder «ainda ter um outro papel, que é uma participação na própria resolução do problema. Nós vemos com bons olhos a evolução das negociações, evidentemente sobre a proposta concreta só na altura própria é que irei apreciar. Até agora a evolução das coisas está a correr muito bem e a administração da TAP tem procedido com muita correcção nesta matéria», afirmou ainda o ministro aos jornalistas à margem à margem da tomada de posse da nova direcção do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Sobre o conteúdo da proposta, Mário Lino não quis adiantar quaisquer pormenores, até porque «o acordo entre a TAP e a Varig é uma matéria que, em primeiro lugar, se passa numa área de relações empresariais». Ainda assim, reafirma que «dada a natureza da TAP, a importância que ela tem no país e como tutelada que é por este ministério, é natural que acompanhe com toda a atenção a evolução dessas conversações»., acrescentou

Recorde-se que no passado fim-de-semana, a TAP SGPS e o grupo Varig assinaram um «memorando de intenções» que deu início a negociações com vista à capitalização das empresas do grupo brasileiro de aviação. Negociações que, ainda assim, segundo um comunicado divulgado já durante o dia de hoje pela empresa brasileira, não tem garantias de ter uma conclusão.

Aguarda-se ainda por um comunicado oficial da TAP sobre este entendimento a que chegaram as duas companhias.
Continue a ler esta notícia