A fadista Sara Correia, o músico Salvador Sobral e a cantora Carolina Deslandes estão entre os nomeados para os prémios Grammy Latinos, esta terça-feira anunciados.

Sara Correia está indicada para o Grammy Latino de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa, com "Do Coração", enquanto "BPM", de Salvador Sobral, está nomeado na categoria de melhor engenharia de som, pelo produtor Nelson Carvalho.

Editado há um ano, “Do Coração” é o segundo álbum da fadista Sara Correia, no qual disse ter aberto a porta a outras influências, para lá do fado, como contou na altura à agência Lusa.

O álbum conta com temas escritos e compostos por vários nomes, como Diogo Clemente – que também assina a produção -, Joana Espadinha, Luísa Sobral, Jorge Cruz, Carolina Deslandes e António Zambujo, com quem Sara Correia gravou um dueto.

“BPM” é o álbum que Salvador Sobral editou em maio passado, assinando quase todos os temas, com música de Leo Aldrey.

O registo está indicado para o Grammy Latino pelo trabalho de engenharia de som, assinado pelo produtor Nelson Carvalho, contando ainda com misturas de Leo Aldrey e Rafael Giner, e masterização por Tiago Sousa.

A cantora Carolina Deslandes surge entre os nomeados do Grammy Latino de melhor vídeo em versão longa com "Mulher", curta-metragem realizada por Filipe Correia dos Santos e produzida por Pedro Caldeirão.

Carolina Deslandes lançou esta curta-metragem, que protagoniza, em novembro passado juntamente com um EP, também intitulado “Mulher”.

Esta curta-metragem representa várias gerações de mulheres vítimas de violência doméstica”, lê-se na sinopse do projeto.

Os nomeados, esta terça-feira anunciados, dizem respeito à 22.ª edição dos prémios Grammy Latinos.

O rapper espanhol C. Tangana, o músico porto-riquenho Bad Bunny, o dominicano Juan Luis Guerra, a cantora Paula Arenas, o músico Juanes e a banda rock Diamante Elétrico, todos da Colômbia, estão entre os mais nomeados desta edição.

Entre os que receberão este ano o Grammy Latino de carreira está o músico brasileiro Martinho da Vila.

Os vencedores dos Grammy Latino serão conhecidos a 18 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Agência Lusa / NM