A cantora cubana Gloria Estefan revelou ter sido abusada sexualmente quando tinha nove anos de idade. A agressão foi cometida por um familiar, quando estudava numa escola de música.

Noventa e três por cento das crianças abusadas conhecem e confiam nos seus agressores. E eu sei disso porque fui uma delas”, admitiu a artista, de 64 anos, durante um episódio do programa “Red Table Talk: The Estefans”, que foi para o ar na quinta-feira.

 

Ele era família, mas não era um parente próximo. Estava numa posição de poder, porque a minha a mãe colocou-me na sua escola de música. Ele começou imediatamente a dizer como eu era talentosa e como precisava de atenção especial”, acrescentou.

A personalidade televisiva Clare Crawley, conhecida por participar no reality show “The Bachelor”, também confessou no mesmo programa ter sido violada por um padre, enquanto estudava numa escola católica.

Eu queria abordar este assunto porque é tão importante tentar preveni-lo. Eu também não queria ficar aqui sentada quieta enquanto partilhas a tua história e és corajosa”, disse Gloria Estefan à outra participante.

A cantora cubana contou que o parente explorou a confiança da sua mãe, para se aproximar e violá-la. Os abusos terão começado “aos poucos e poucos. Depois foram aumentando”.

A vencedora de três prémios Grammy admitiu que estava ciente de que estava numa situação perigosa. No entanto, não conseguiu fazer nada para afastar o homem.

Eu disse-lhe: 'isso não pode acontecer, não me podes fazer isto'. Mas ele intimidou-me. Disse-me ‘o teu pai está no Vietname e a tua mãe está sozinha. Se lhe contares, eu mato-a’”, constatou.

 

Eu sabia que ele era louco e, por isso mesmo, pensei que poderia realmente magoar a minha mãe", afirmou.

Embora a mãe tenha informado as autoridades, foi aconselhada a não apresentar queixa, já que a filha poderia "sofrer um trauma maior se tivesse que comparecer em tribunal e testemunhar a situação".

Gloria Estefan é conhecida como a rainha do pop latino. A música "Conga" torrnou-se um sucesso mundial e é a sua canção de assinatura.

Redação / IC