«Os melhores discos de 2012», segundo Capicua - TVI

«Os melhores discos de 2012», segundo Capicua

Capicua

Rapper portuense elegeu «Quinto», de António Zambujo, e «Freedom of Speech», de Speech Debelle como os melhores álbuns saídos este ano

Relacionados
O ano de 2012 foi inevitavelmente marcante para a carreira de Ana Fernandes, conhecida no mundo da música por Capicua. A MC do Porto lançou em fevereiro um álbum homónimo que acabou por figurar em várias listas de «melhores do ano» em Portugal («Capicua» está nas preferências de Hélio Morais e Minta).

Em tempo de rescaldo dos lançamentos nos últimos 12 meses, Capicua elegeu «Quinto», de António Zambujo como o melhor disco nacional do ano. «É um álbum cheio de histórias, com um travo a mundo, que sendo fado é também bossa nova, jazz, nostalgia e futuro», disse a rapper ao IOL Música.

«As letras são de uma qualidade superior e, mesmo tendo vários autores, parecem pertencer todas a António, no seu jeito tão sensível quanto malandro, tropical-alentejano, de um boémio que é bom rapaz. É como um delicioso livro de aventuras, em que andamos de lambreta, recusamos a rotina e o materialismo, amamos até ao flagrante e vivemos felizes para sempre», acrescentou Capicua sobre um disco que aconselha «a todos os que têm um coração».

Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem

Quanto aos álbuns vindos lá de fora, a britânica Speech Debelle é a autora do melhor conjunto de canções e rimas lançadas em 2012, contou Capicua.

«É o segundo disco da minha rapper inglesa favorita (...), é musicalmente interessante e sempre com um travo "fora da caixa", conseguindo ser simples e impactante nas letras, como uma verdade que de tão despida nos desarma completamente.»

«Os melhores discos de 2012», segundo Capicua:

Nacional

1. «Quinto», António Zambujo

2. «RetiEssências», Deau

3. «Tributo ao Homem», Kacetado

4. «Árvore Kriminal», Halloween

5. «Contra-Cultura» (mixtape), Valete



Internacional

1. «Freedom of Speech», Speech Debelle

2. «Channel Orange», Frank Ocean

3. «awE naturalE», THEESatisfaction

4. «Life is Good», Nas

5. «Home Again», Michael Kiwanuka

Continue a ler esta notícia

Relacionados