Blasted Mechanism: das manifestações para os discos - TVI

Blasted Mechanism: das manifestações para os discos

Novo disco, «Blasted Generation», é tributo «aos que saem para a rua», afirmou Valdjiu

Relacionados
Prestes a participarem no festival Optimus Alive pela terceira vez, os Blasted Mechanism têm novas canções para celebrar os já 17 anos de carreira. Ao sétimo álbum de estúdio, a banda decidiu prestar tributo a uma nova geração muito especial.

«O "Blasted Generation" é um tributo a uma geração que tem andado a espalhar uma energia nova pelo mundo. São pessoas de muita coragem, que decidem sair à rua a fim de tentarem rebentar uma bolha de autodestruição que se instalou na Terra já há alguns anos», sintetizou Valdjiu, em entrevista ao IOL Música.

«No fundo, o que [estas pessoas] querem é promover uma coisa que é muito natural na cultura humana: a celebração», explicou o músico.

Blasted Generation é um disco que também nasceu na rua, na energia de uma manifestação, quando Valdjiu e companhia se juntaram ao protesto da Geração à Rasca em Lisboa, em março de 2011. Foi aí que o tema «Puxa Para Cima» ganhou uma nova vida.

«Quando fomos para a manifestação, nem era esse tema que íamos tocar (...) e o Guitshu começou a cantar "puxa para cima a tua energia" porque realmente era isso que se sentia ali. Havia ali um espírito de mudança», recordou.

Valdjiu admitiu que a energia recebida durante a manifestação inspirou a banda, mas alertou: «Hoje em dia, tem de haver mais do que sair à rua para lutar contra uma coisa que não queremos. O que nós temos de fazer também, em vez de sair para a rua, é entrar para dentro e procurar aquilo que queremos. Isso é mesmo muito importante».

O músico dos Blasted Mechanism acredita que será a partir de uma revolução interior que as atuais crises económicas e sociais serão ultrapassadas.

«Há de chegar a altura em que o despertar da consciência vai ser muito mais global (...). E nessa altura vamos olhar para trás e vamos rir de termos comido carne, vamos rir de termos circos com animais, vamos rir de ter Fome [no mundo], vamos rir de tratarmos mal os nossos amigos... Vamos rir de quem fomos.»

O concerto no Optimus Alive está marcado para a madrugada de sábado para domingo - os Blasted Mechanism sobem ao Palco Heineken a partir das 3 da manhã para fecharem a noite em grande.
Continue a ler esta notícia

Relacionados