Shakira acusada de plágio em canção premiada com Grammy - TVI

Shakira acusada de plágio em canção premiada com Grammy

  • PD
  • 2 mar 2017, 21:21
Shakira

Estrela colombiana gravou com compatriota Carlos Vives o tema "La bicicleta". Músico cubano Livam Castellanos avançou com uma queixa num tribunal de Madrid, que foi aceite

O tribunal aceitou a queixa e a estrela pop colombiana Shakira arrisca-se agora a ter de responder perante a justiça, pela acusação de plágio da canção "La bicicleta", que gravou com o cantor Carlos Vives. A música foi um sucesso, ganhou o Grammy Latino de melhor canção em 2016 e vendeu mais de 210 mil cópias por todo o mundo.

Sucede que o músico cubano Livam Castellano acusa Shakira e Vives de lhe terem copiado partes de sua canção "Yo te quiero tanto", gravada em 1997.

O cubano argumenta que, no final do ano passado, enviou a Vives, através da Sony ATV, "uma demonstração" da sua música para que a cantasse. Só que o colombiano terá decidido reproduzir "um fragmento" sem a sua permisão.

O caso foi conhecido esta quinta-feira e tem sido noticiado, sobretudo, pela imprensa espanhola e latino-americana.

Coincidências em tribunal

Em "La bicicleta", Shakira e Vives cantam: "Que te sueño y te quiero tanto". Já na sua música, o cubano Livam canta "Yo te quiero, yo te quiero tanto".

Além desta coincidência dos versos, o músico cubano queixa-se de plágio também ao nível "do ritmo e da linha melódica". Daí ter avançado com o processo.

A queixa foi interposta pela editora e representante do cubano, MDRB (Maryla Dianik Romeu) Music, e atinge, além de Shakira e Vives, a Sony Music Latin, Sony Music Entertainment, Sony ATV Publishing holdings Spain, EMI Music Publishing Spain e o produtor Andrés Eduardo Castro.

Em Espanha, fontes da Sociedade Geral de Autores e Editores informaram a agência noticiosa EFE que, perante a queixa, o órgão decidiu suspender o pagamento das quantias devidas pelos direitos de autor, até que o assunto seja esclarecido.

A partir de agora, os envolvidos no processo têm 20 dias para apresentar documentos e provas em tribunal.

Em boa verdade, não é a primeira vez que Shakira é acusada de plágio. Em 2014, um juiz federal de Nova Iorque considerou que a sua canção "Loca" era uma cópia de "Loca con su Tiguere", do colombiano Ramón Arias Vázquez.

O tema "La bicicleta", gravado por Vives e Shakira e produzido por Andrés Castro, começa com cumbia colombiana e termina com reggaeton. Já a música de Livam Castellanos tem um ritmo mais acelerado, mas igualmente caribenho.

Aqui ficam as duas canções:

Shakira e Carlos Vives - "La Bicicleta"

 

Livam Castellanos - "Te quiero tanto"

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE