Festivais de pequena dimensão podem ganhar projeção Europeia online - TVI

Festivais de pequena dimensão podem ganhar projeção Europeia online

EFFE

Primeira edição da EFFE - Europa para os Festivais, Festivais para Europa - quer divulgar festivais de pequena dimensão

Os festivais de arte, criatividade e cultura de pequena dimensão podem ganhar projeção Europeia através da primeira edição da EFFE - Europa para os Festivais, Festivais para Europa, um projeto-piloto da Comissão Europeia.

O plano para a construção de uma Plataforma Europeia de Festivais, que decorre até 15 de novembro, permite dar visibilidade internacional e levar os projetos a participar e beneficiar das redes de encontro e promoção do setor a nível global.

«Este projeto-piloto Europeu tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais e promover a excelência e a inovação», refere Cristina Farinha, da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, parceiro português da iniciativa.

EFFE é um projeto-piloto da Comissão Europeia para a construção de uma Plataforma Europeia de Festivais no campo das artes e da cultura coordenado pela European Festivals Association (EFA), uma organização representativa de festivais a nível internacional, que será executado entre 2014 e 2015.

Todos os festivais artísticos e culturais dos países da União Europeia poderão candidatar-se até 15 de novembro na plataforma online do projeto.

A primeira medida desta plataforma é implementar um «selo de qualidade» que será atribuído a festivais com compromisso e qualidade artística, que envolvam as comunidades locais e o acesso de diferentes públicos e tenham uma programação com dimensão e perspetiva internacional.

«Este selo é mais do que um rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho. Significa também a integração num conjunto de meios promocionais, nomeadamente um completo guia e uma plataforma online de festivais que serão amplamente disseminados, contendo notícias e informação prática sobre cada evento. A participação nesta iniciativa irá representar maior visibilidade e audiência, reconhecimento e prestigio, assim como novas oportunidades de networking», acrescenta.

A responsável destaca a oportunidade desta «nova rede internacional» e revela que este projeto pretende «promover o maior número de festivais que correspondam ao perfil dos critérios definidos, pelo que a seleção e o conceito de festival que preconiza é muito abrangente».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE