Brit Awards: a vitória de «uma estrela pop pouco provável» - TVI

Brit Awards: a vitória de «uma estrela pop pouco provável»

Emeli Sandé venceu dois prémios, incluindo o de Melhor Álbum Britânico. Ben Howard, Adele, Mumford & Sons e The Black Keys também foram distinguidos

Relacionados
«Uma estrela pop muito pouco provável», foi assim que se auto-descreveu a mulher da noite nos Brit Awards. Na cerimónia realizada esta noite na O2 Arena, em Londres, Emeli Sandé venceu nas categorias de Melhor Artista Feminina Britânica e de Melhor Álbum Britânico, com «Our Version of Events».

«Este foi um álbum que escrevi porque não tinha confiança para dizer estas coisas em pessoa. O facto de tanta gente se ter identificado com este disco e encontrado força nestas palavras faz-me sentir incrível e já não me sinto tão só», disse a cantora no seu discurso de agradecimento.

«Our Version of Events» foi o álbum mais procurado no Reino Unido em 2012, vendendo mais de 1,3 milhões de cópias e ultrapassando mesmo a popularidade de Adele. A grande vencedora dos Brits há um ano não esteve presente na gala desta quarta-feira, por estar já em Los Angeles a ensaiar para os Óscares, mas ainda assim ganhou o prémio para Melhor Single Britânico com «Skyfall».

Lana Del Rey foi outra das premiadas da noite, recebendo o troféu para Melhor Artista Feminina Internacional.

Os restantes premiados foram todos do sexo masculino, com especial destaque para Ben Howard. O cantautor inglês de 25 anos não só ganhou dois Brits, de Artista Revelação Britânico e Melhor Artista Masculino Britânico, como derrotou a forte concorrência de candidatos como os Alt-J, Rita Ora e Calvin Harris.

«Não estava mesmo nada à espera», confessou, em palco. «Na verdade, eu já estava muito entusiasmado por simplesmente vir à gala. Por isso, levar para casa dois destes prémios é espetacular.»

Quem não repetiu a proeza alcançada nos Grammy Awards, há uma semana, foram os Mumford & Sons. Mas, apesar de ter perdido o título de melhor álbum para Emeli Sandé, o quarteto não saiu de mãos a abanar e foi escolhido como Melhor Banda Britânica.

Os norte-americanos Frank Ocean e The Black Keys venceram nas categorias de Melhor Artista Masculino Internacional e Melhor Banda Internacional, respetivamente. Já os prémios de Melhor Banda ao Vivo e o intitulado «Brits Global Success» foram para artistas da casa: Coldplay e One Direction.

Nas atuações ao vivo, os Muse deslumbraram a plateia com um «Supremacy» acompanhado de uma orquestra sinfónica, enquanto que Justin Timberlake e Taylor Swift também deram nas vistas na representação norte-americana. Mas a festa viria a fechar em grande com Emeli Sandé, a rainha da noite, e o single «Next To Me».

Os vencedores dos Brit Awards 2013:

Melhor Artista Masculino Britânico

- Ben Howard

Melhor Artista Feminina Britânica

- Emeli Sandé

Artista Revelação Britânico

- Ben Howard

Melhor Banda Britânica

- Mumford & Sons

Melhor Single Britânico

- «Skyfall», Adele

Melhor Álbum Britânico

- «Our Version of Events», Emeli Sandé

Melhor Artista Masculino Internacional

- Frank Ocean

Melhor Artista Feminina Internacional

- Lana Del Rey

Melhor Banda Internacional

- The Black Keys

Escolha da Crítica

- Tom Odell

Melhor Produtor Britânico

- Paul Epworth

Melhor Banda ao Vivo

- Coldplay

«Brits Global Success»

- One Direction
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE