Conhece o «Bairro» de Raquel Tavares (vídeo) - TVI

Conhece o «Bairro» de Raquel Tavares (vídeo)

Entrevista com a jovem fadista que acaba de editar o seu segundo disco

Ao segundo disco, Raquel Tavares apresenta-nos o seu «Bairro». O novo álbum da jovem fadista de Alfama chegou esta semana às lojas em versão CD e em formato digipack com um DVD extra.

O IOL Música falou com Raquel, que aos 23 anos mostra a sua maturidade musical ao longo dos 14 temas que compõe o disco.

«O primeiro disco era um disco de apresentação: "Olá eu sou a Raquel Tavares e canto isto". Agora é: "Olá, eu sou a Raquel Tavares e isto é o que gosto de fazer, o que eu gosto de cantar"», explica.



Considerando «Bairro» como um trabalho biográfico, ainda que «não declaradamente», Raquel Tavares afirma que este é um disco feito à sua medida.

«Este disco teve muito o meu cunho em todos os sentidos (...) na recolha de reportório, conceito, arranjos, escolha de fotos, escolha de título... É muito um disco à minha maneira.»

Diogo Clemente, «o grande pilar» do álbum, produziu e assinou vários temas de «Bairro», exemplos de «Outra boa noite» e «Que seja amor».

Raquel revela dotes de guitarrista

O disco termina com «Ardinita», um fado com versos de João Linhares Barbosa, e que revela uma nova faceta de Raquel. A jovem fadista mostra os seus dotes na guitarra portuguesa, mas em entrevista ao IOL Música faz questão de dizer que não é guitarrista.

«Não sou guitarrista. Toco dois ou três fados em dois ou três tons», afirma, adiantando que a inclusão de «Ardinita» surgiu de uma brincadeira em estúdio durante as gravações.

«Eu sofro imenso fora de Lisboa»

Raquel Tavares, Artista Revelação nos prémios Amália Rodrigues 2006, conta já no seu currículo com vários espectáculos pela Europa fora, inclusive uma mini digressão de cinco dias pela Holanda. Em Junho deste ano será a vez da América do Sul (Argentina e Chile), uma nova aventura pela qual mal pode esperar. No entanto, a experiência internacional requer alguns sacrifícios e Raquel revela a saudade por Lisboa sempre que tem que se ausentar da sua cidade.

«Eu adoro ir lá fora. Mas odeio não estar aqui. Eu sofro imenso fora de Lisboa. Se for para o Porto durante quatro dias, estou a sofrer», confessa. «Eu tenho muita dificuldade em ausentar-me da cidade. Mais do que dos amigos, mais do que da família e que do namorado. É a cidade que me faz realmente muita falta.»

A edição especial de «Bairro», para além do CD, traz também um DVD com um showcase da fadista e entrevistas com Raquel e o produtor do disco, Diogo Clemente.

Vê aqui o vídeo da entrevista com Raquel Tavares.
Continue a ler esta notícia