Quem é a Deolinda? (vídeo) - TVI

Quem é a Deolinda? (vídeo)

Entrevista com a banda portuguesa

Relacionados
Lisboeta de nascença, agora a viver nos subúrbios, Deolinda é uma mulher forte, tradicionalista e não perde uma boa telenovela. Sofre com o seu Benfica e venera a diva Amália, sem deixar de tocar no gramofone lá de casa os discos de António variações, Zeca Afonso e Sérgio Godinho. Solteira e boa rapariga, vive na companhia dos seus dois gatos e um peixinho vermelho.

Deolinda é tudo isto sem existir fisicamente. O projecto musical surgiu em 2006 quando Pedro da Silva Martins (guitarra clássica) apresentou quatro canções aos restantes membros do grupo, Ana Bacalhau (voz), Zé Pedro Leitão (contrabaixo) e Luís José Martins (guitarra clássica).

«Logo ali se começou a desenhar a Deolinda, essa personagem fictícia, feminina, lisboeta, dos subúrbios, solteira», contou Ana Bacalhau ao IOL Música



Deolinda também é fado sem o ser, sem incluir a típica guitarra portuguesa. «Deolinda é tanto fado, como é música popular, como é música tradicional portuguesa», explicou Pedro da Silva Martins.

Ana é a voz de Deolinda no disco e em palco, mas a personagem vive dentro de cada elemento da banda. «O Fernando Pessoa teve quatro heterónimos mais conhecidos, e nós somos quatro a partilhar um só heterónimo», afirmou Pedro.

O primeiro disco de estúdio, «Canção ao Lado», está nas lojas desde Abril e a banda tem agendados vários espectáculos até ao fim do ano. Para além dos concertos um pouco por todo o país, a Deolinda vai estar também presente no Baía Azul Summer Fest (S. Martinho do Porto) a 2 de Agosto e no festival Sudoeste (Zambujeira do Mar) a 9 de Agosto.

Vê aqui o vídeo da entrevista com a Deolinda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE