Tim já procura novos «Companheiros de Aventura» - TVI

Tim já procura novos «Companheiros de Aventura»

  • João Silva
  • Nuno Miguel Silva (repórter de imagem)
  • 8 dez 2012, 10:00

Camané, Sara Tavares, Pacman e Rão Kyao poderão ser os próximos a trabalhar com o músico no projeto paralelo aos Xutos & Pontapés

Relacionados
A aventura de colaborações com novos e velhos amigos começou há quatro anos na antiga fábrica de Braço de Prata e passou por concertos, discos e até um livro. A solo, mas nunca sozinho, Tim lança agora um novo disco ao vivo que fecha um capítulo, mas que certamente não será o fim desta história.

«Como eu achei que o projeto correu bastante bem, diverti-me bastante, senti-me confortável, acho que possivelmente poderei continuar pelo menos durante mais algum tempo a convidar outras pessoas», disse o músico em entrevista ao IOL Música.

Tim revelou mesmo alguns dos nomes dos artistas com quem deverá colaborar num futuro próximo: Camané, Sara Tavares e Carlos Nobre (Pacman).

«Já falei com o Camané - gostava que ele cantasse ou me ensinasse a cantar uma música que eu lá tenho - e tenho trocado algumas vontades de tocar com a Sara Tavares. Já falei uma vez, há muito tempo, com o Pacman, o Carlão, mas ele estava a fazer o «Algodão», não tinha tempo. Pode ser que agora a gente troque uns poemas», contou Tim, que gostaria também de trabalhar com Rão Kyao.

«Uma coisa é certa: são coisas um bocado fora da área do rock. Isso já eu cruzei bastante e, já que estou [neste projeto], preferia conhecer outras coisas», acrescentou.

Recordar «uma noite especial»

«Companheiros de Aventura Ao Vivo» recupera em CD e DVD o concerto realizado no Coliseu dos Recreios em dezembro de 2010. Celeste Rodrigues, Vitorino, Tereza Salgueiro e Rui Veloso foram os convidados especiais.

Tim recordou o espetáculo como «uma noite especial», elogiando a participação de todos estes «companheiros» e recordando a disposição pouco habitual da plateia, que rodeou por completo a banda.

«[Há uma] coisa que eu acho fantástica neste DVD: nós estamos sempre com público à vista (...), o concerto é realmente muito próximo. E depois pensar que estavam 3500 pessoas naquela proximidade também é engraçado.»

A apresentar o disco surge «A Noite», um original dos Sitiados que ficou popularizado com os Resistência justamente na voz de Tim.

«O engraçado é que [a canção] não estava no alinhamento desse meu trabalho [a solo], só que num dos encores [do concerto] eu comecei a tocar aquilo e as pessoas reagiram bastante bem», explicou.

«Realmente é engraçado como a memória das pessoas pode funcionar 15 ou 17 anos depois - [elas] lembram-se das coisas assim daquela maneira. E, se ouvirem a versão de "A Noite" do João Aguardela, dos Sitiados, se calhar, não a reconhecem à primeira.»

Próximos tempos cheios de trabalho

Envolvido no regresso dos Resistência e na gravação de um novo disco dos Xutos & Pontapés, Tim volta à carga com a solo, com amigos, em março de 2013 com um concerto no Centro Cultural de Belém. Aos 52 anos, o músico continua a receber a azáfama dos vários projetos de braços abertos.

«Estou satisfeito porque, no meio disto tudo, tenho podido tocar nos melhores palcos do país, tenho estado com grandes músicos, com grandes equipas e com grandes públicos», afirmou com orgulho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados