U2 chegaram, viram e venceram (fotos) - TVI

U2 chegaram, viram e venceram (fotos)

«Briosa!», gritou Bono na primeira das duas noites de «360º Tour» no Estádio Cidade de Coimbra. A máquina está bem oleada

Relacionados
Chegaram, viram e venceram. Na quinta passagem por Portugal, os U2 fizeram jus a toda a expectativa gerada em roda daquele que é muito mais do que um simples espectáculo musical e voltaram a conquistar os fãs portugueses.

VEJA O VÍDEO

Do dia para a noite, Coimbra tornou-se no centro de todas as atenções, este sábado, no primeiro dos dois concertos que marcam o regresso da banda irlandesa a Portugal. Depois de várias horas de espera, milhares e milhares de pessoas (40 mil no total) começaram a encher a zona do relvado e as bancadas do estádio a partir das 17h00.

Seria apenas três horas mais tarde que a gigantesca «garra» alienígena serviria de tecto aos Interpol, competentes na tarefa de assegurarem a primeira parte do espectáculo e merecedores da atenção completa do seu próprio público quando regressarem ao nosso país em Novembro.

Mas a noite era claramente dos U2 e isso ficou bem explícito pela forma como foram recebidos como verdadeiros heróis mal foram avistados pelo público. Bono não fez por menos e mostrou imediatamente que ali quem manda é ele - bastou pouco mais do que um gesto para ter uma plateia inteira na palma da mão.

«Briosa!», foi o primeiro grito de guerra do vocalista, pronto para dar o arranque «a valer» enquanto se passeava pelo anel exterior do palco, entre fileiras de fãs, ao som de «The Return of The Stingray Guitar».



A partir daí, e durante cerca de duas horas, os U2 desfilaram alguns dos seus maiores êxitos, deixando espaço para os obrigatórios temas do novo álbum, «No Line On The Horizon». Tudo exponenciado ao máximo pela incrível máquina audiovisual que incluía ecrãs gigantes a 360º graus e um jogo de luzes próprio de uma autêntica nave espacial.

Já não é novidade que «Elevation» foi feita para levantar estádios inteiros com os seus refrões, que «I Still Haven't Found What I'm Looking For» revela a afinação das vozes dos fãs e que «Sunday Bloody Sunday» é hino incontornável na cartilha de qualquer seguidor que se preze. Mas ainda assim, qualquer um destes momentos continua a conseguir arrepiar mesmo os mais cépticos.

Comunicador nato, Bono mostrou conhecer a tradição académica de Coimbra, comentando: «O futuro seria nosso se tivéssemos andado na Universidade de Coimbra». Mais tarde, viria a apelar à libertação de Aung San Suu Kyi e à paz no Médio Oriente, conjugando o espectáculo com o seu bem conhecido lado humanitário.

A primeira noite dos U2 em Coimbra não estaria completa sem as baladas «One» e «With Or Without You», cantadas em uníssono pela plateia, nem sem o clímax de «Where The Streets Have No Name», um dos melhores momentos do concerto.

Rendidos ao público português, restou apenas aos U2 despedirem-se calmamente com «Moment of Surrender». O «até amanhã» será válido para muitos que não quererão perder o concerto deste domingo - os restantes partiram de volta para casa, enfrentando longas filas de trânsito e algumas (muitas) horas de viagem.

Alinhamento do concerto:

1. The Return of The Stingray Guitar

2. Beautiful Day

3. I Will Follow

4. Get On Your Boots

5. Magnificent

6. Mysterious Ways

7. Elevation

8. Until The End Of The World

9. I Still Haven't Found What I'm Looking For

10. North Star

11. Mercy Play

12. In A Little While

13. Miss Sarajevo

14. City Of Blinding Lights

15. Vertigo

16. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight

17. Sunday Bloody Sunday

18. MLK

19. Walk On

Encore 1

20. One

21. Where The Streets Have No Name

Encore 2

22. Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me

23. With Or Without You

24. Moment of Surrender
Continue a ler esta notícia

Relacionados