Dois cantores portugueses nomeados para os Grammy - TVI

Dois cantores portugueses nomeados para os Grammy

Grammys

Portugueses participam na ópera "Il ritorno d'Ulisse in Patria", de Monteverdi, pela orquestra Boston Baroque, que está nomeada na categoria de "Melhor Gravação de Ópera"

A gravação da ópera "Il ritorno d'Ulisse in Patria", de Monteverdi, pela orquestra Boston Baroque, com a participação dos cantores portugueses Fernando Guimarães e João Fernandes, está nomeada para um prémio de música Grammy.

As nomeações para a 58.ª edição dos prémios Grammy foram hoje anunciadas em Los Angeles, Califórnia, e, entre a longa lista de nomeados, consta - na categoria de "Melhor Gravação de Ópera" - "Il ritorno d'Ulisse in Patria", de Claudio Monteverdi, pelo Boston Baroque, sob a direção do maestro Martin Pearlman.

Gravada nos Estados Unidos em 2014 e editada pela Linn Records, a gravação conta com o tenor português Fernando Guimarães, a interpretar o protagonista, Ulisses, ao lado da meio-soprano Jennifer Rivera, no papel de Pelélope. O elenco que interpreta a ópera conta ainda com o cantor João Fernandes (baixo).

O tenor português protagonizou igualmente a encenação dirigida por Martin Pearlman em Boston, em abril de 2014, naquela que foi a sua estreia nos palcos norte-americanos.

Fernando Guimarães formou-se em canto no Porto, tendo sido distinguido em 2007 com o Prémio Jovens Músicos da RDP. Quando venceu um concurso internacional de canto em Verona, Itália, conquistou o lugar de principal intérprete na ópera "L'Orfeo", de Monteverdi.

L’Arpeggiata, Orquesta Barroca de Sevilla, Os Músicos do Tejo, Divino Sospiro e Ludovice Ensemble são algumas das formações com as quais o tenor já colaborou.

João Fernandes estudou em ópera em Londres, onde recebeu o European Premier Prix. É "presença regular nos palcos de ópera de Londres, Nova Iorque, Bruxelas, Lyon, Zurique, Antuérpia, Oviedo, Lisboa, Madrid e Bilbao", lê-se na biografia na página da Fundação Gulbenkian.

A cerimónia de anúncio dos Grammy decorrerá a 15 de fevereiro, no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.
Continue a ler esta notícia