Portugal tornou-se esta sexta-feira país mais pesquisado no motor de busca Google, de entre os 26 que disputam no sábado a final do Festival Eurovisão da Canção e passou também para primeiro lugar nas casas de apostas.
Segundo as pesquisas no [motor de busca] Google, Portugal é o país mais pesquisado entre todos os países participantes no Festival da Eurovisão 2017”, refere um comunicado divulgado pela multinacional tecnológica norte-americana.
No site eurovisionworld.com, que faz uma média de várias casas de apostas, Portugal encontrava-se desde 6 maio no segundo lugar do pódio. Esta sexta-feira destronou a Itália do primeiro lugar, que a canção deste país ocupava desde 18 de fevereiro.
Bookmaker's odds: 🇵🇹 Portugal is now in front to win #Eurovision 2017! https://t.co/UJhVxlYNrm #ESC2017 #POR
— eurovisionworld (@esc_world) 12 de maio de 2017
Fenómeno noticioso
A popularidade de Salvador Sobral tem vindo a crescer, à medida que se aproxima a final do festival Eurovisão, que irá decorrer no próximo sábado.
De acordo com um estudo da agência Cision, em apenas três dias – os que passaram desde a sua atuação na primeira semifinal do concurso (terça-feira) até quinta-feira, data da segunda semifinal – o cantor de “Amar pelos dois” foi citado em 1.641 notícias em todo o mundo.
A contabilidade feita pela agência contou apenas com os meios online e excluindo os artigos publicados em Portugal.
A agência salienta ainda que Salvador Sobral lidera a tabela criada pela Cision, que mede a notoriedade mediática dos músicos nacionais. Nesse período (de 28 de abril a 11 de maio), o nome do cantor foi citado em 1.011 artigos. Já nas redes sociais, estima-se que participação do jovem artista no concurso tenha gerado mais de 450 mil publicações.