É já no dia 4 de Junho que o Festival de Flamenco de Lisboa 2009 traz à capital Javier Barón.

O Prémio nacional de Dança de Espanha actua nessa noite, pelas 22 horas, na Aula Magna, que marcará a estreia do mestre da arte flamenga em Portugal, num espectáculo intitulado «Dos voces para un baile».

O sevilhano já ganhou diversos prémios nacionais, entre os quais, o primeiro grande prémio do concurso RTVE, «Gente Joven», em 1980 e as IV Jornadas de Flamenco, em 1989. Posteriormente, em 1997, criou a companhia Javier Barón, espalhando o que de melhor há no flamenco pelo país fora. Em 1999 participou no 20º aniversário do Ballet Nacional de Espanha e recebeu, no ano passado, o prestigiado Prémio Nacional de Dança de Espanha.

«Al Baile» representa o primeiro dos dois espectáculos a realizar-se em Junho pelo festival. O segundo terá como cabeça de cartaz um dos grandes da guitarra flamenca, Jerónimo Maya e o seu concerto «Al Toque», a acontecer dia 19 de Junho no mesmo local.

O Festival de Flamenco de Lisboa traz a Portugal os ritmos de Espanha expostos na dança flamenca, acompanhada de vários workshops, conferências, exposições e filmes que compõem o evento.

Todos os pormenores sobre o Festival, bem com a actualização de informações, podem ser vistas em http://flamenco2009lisboa.blogs.iol.pt/

«Dos Voces para un Baile» de Javier Barón