Moçambique: hip hop a favor do direito das mulheres - TVI

Moçambique: hip hop a favor do direito das mulheres

Festival Conexão Hip Hop

Festival Conexão Hip Hop acontece este sábado em Maputo e também apoia a luta contra o HIV

A Praça dos Trabalhadores, em Maputo, recebe no sábado o Festival Conexão Hip Hop, que vai contar com um elenco de mais de 30 artistas moçambicanos, visando a promoção dos direitos das mulheres e da luta contra o HIV, escreve a agência Lusa.

«O objetivo do festival é promover o hip hop como um importante meio de sensibilização e informação pública. Este ano, temos duas causas associadas ao festival que são a luta contra o HIV e a promoção dos direitos das mulheres», disse à Lusa Gabriel Limaverde, da organização.

Para Limaverde, a promoção destas causas sociais em folhetos informativos «está banalizada», por isso a organização do festival quer sensibilizar o público «de uma forma criativa e mais eficiente».

«Em vez de chegarmos e darmos um panfleto sobre HIV, transmitimos a mensagem na música, no hip hop, no rap», disse.

Na Praça dos Trabalhadores, onde se localiza a estação dos Caminhos de Ferro de Maputo, os concertos vão arrancar durante a manhã, prolongando-se até à noite.

«Temos mais de 30 artistas na programação de sábado, entre eles alguns menos conhecidos, que chamamos de underground, e outros mais consolidados que vão encerrar o festival», avançou o responsável.

Mentor, Naúm, Trigga ou Kapacetes Azuis são alguns dos artistas menos reconhecidos que vão atuar no festival, onde os Jazz P, o Duas Caras e a Iveth prometem atrair atenções mais mediáticas.

«O festival é de entrada livre. A ideia é que a cultura tem que estar acessível às pessoas, não pode estar só em salas, onde para entrar temos de pagar 200 ou 300 meticais (cinco euros ou oito euros). Temos que viabilizar atrações culturais que sejam gratuitas para as pessoas», explicou Limaverde.

A organização do festival Conexão Hip Hop, que se realiza na baixa da capital moçambicana, espera receber mais de três mil pessoas no evento.
Continue a ler esta notícia