Mais de uma centena de bateristas de todo o país são esperados no domingo em Aveiro para bater o recorde do ‘Guinness' do "Maior Crescendo de Baterias do Mundo", disse esta sexta-feira à Lusa fonte da organização.

A iniciativa está incluída na quarta edição do Dia do Ritmo, que tem como objetivo permitir que músicos amadores e alunos de escolas de música possam contactar com músicos profissionais.

A organização tem a expectativa de ultrapassar os 90 bateristas, para bater o recorde obtido em 2015, no mesmo local.

Este ano, a julgar pelas inscrições que já temos, vamos ultrapassar consideravelmente esse número", disse Sérgio Marques, da organização, adiantando que todos os participantes levam a sua própria bateria.

O organizador explica que para bater o recorde do ‘Guinness', todos os bateristas têm de tocar simultaneamente um compasso rítmico, que foi previamente estabelecido.

"O exercício começa com um baterista a tocar e a cada compasso (dois segundos) entra um novo baterista a fazer o mesmo movimento, até estarem todos os bateristas a tocar à mesma velocidade", disse.

A maior concentração nacional de bateristas, como designa a organização, começa às 10:00 de domingo, no Parque de Exposições de Aveiro, e inclui a realização de ‘masterclasses’ e ‘workshops’.

O evento conta com a participação de David Jerónimo, baterista do programa de televisão "The Voice", e Pedro Martins, baterista de Pedro Abrunhosa.

No dia anterior, terá lugar no canal central da ria de Aveiro, um desfile de moliceiros com cerca de 60 bateristas a tocar a bordo durante todo o percurso, entre o Rossio e o Cais do Côjo.

"Vamos ter três ou quatro ‘kits' completos de bateria por embarcação. Os restantes bateristas levarão tarolas ou timbalões", disse Sérgio Marques.

O desfile começa às 16:00 e, no final, irá ter lugar um miniconcerto de cerca de 15 minutos com as embarcações alinhadas no canal central, junto ao Rossio.