Luísa Amaro apresenta «Meditherranios» no São Luiz - TVI

Luísa Amaro apresenta «Meditherranios» no São Luiz

Carlos Paredes

CD representa uma libertação de Carlos Paredes e um reencontro com a música oriental

A compositora e guitarrista Luísa Amaro apresenta na próxima sexta-feira e sábado, no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, Lisboa, o seu disco «Meditherranios», que considera «uma libertação de Carlos Paredes», com quem trabalhou, noticia a Lusa.

O álbum «Meditherranios» foi editado em Fevereiro passado e segundo a compositora representa a «conquista de uma sonoridade própria». «Senti a necessidade de trabalhar por mim tão somente. Claro que o [guitarrista Carlos] Paredes é uma referência para todos nós, pois é o mestre, mas eu tinha de largar o Paredes e criar um projecto meu. Quero explicar que tenho um projecto, isso para mim é essencial. Representa um esforço muito grande, que consegui também graças aos músicos que me acompanham», disse.

Com Luísa Amaro (guitarra portuguesa) estão António Eustáquio (guitolão), Gonçalo Lopes (clarinetes) e Baltazar Molina (percussões orientais).

Referindo-se ao guitolão, um instrumento imaginado por Carlos Paredes que integra o CD, «está a fazer a sua história e depende muito de quem o toca e a forma como o toca», asseverou Luísa Amaro.

O CD «Meditherranios» é constituído por nove faixas, todas compostas por Luísa Amaro, com excepção de uma que conta com a participação de Mário Laginha, «mas pode ser entendido como uma peça só, toda ligada», e é desta forma que será apresentado ao público do São Luiz.

O CD remete para a tradição musical do Mediterrâneo, definindo-o Luísa Amaro nestes termos: «É uma viagem e um reencontro com a música oriental, designadamente árabe, que faz parte de nós, mas temos passado ao lado» dela.
Continue a ler esta notícia