Obasi Shaw é aluno da Universidade de Harvard nos Estados Unidos da América e tornou-se no primeiro estudante universitário americano a entregar um álbum de rap como tese. O álbum conta com 10 músicas originais escritas e interpretadas por Shaw.

O autor compôs o álbum “Liminal Minds” num ano. Cada tema que compõe o álbum é contado a partir da perspetiva de um personagem diferente. Este formato é inspirado numa peça do século XIV de Geoffrey Chaucer, que aborda a identidade negra na América.

Shaw conseguiu concluir a licenciatura de engenharia informática com distinção. A nota obtida é segunda melhor no departamento de ciências, a distinção conseguida é atribuída apenas alunos que entregam a tese.

O jovem de 20 anos de idade nasceu nos subúrbios de Atlanta e afirma, em declarações ao Independent, que nunca pensou conseguir entrar na Universidade de Harvard. Obasi Shaw disse ainda que com o seu álbum tentou apenas “fazer algo de diferente”.

O aluno conta que o rapper Kendrick Lamar é a sua grande influência no mundo da música. No álbum, o aluno usa ainda textos de James Balwdin, escritor afro-americano, para falar sobre escravidão e violência..

O álbum está agora disponível de forma gratuita na plataforma soundcloud. Depois de concluir os estudos Obasi Shaw vai trabalhar como engenheiro informático na multinacional americana Google.

/ JF